O que é treino funcional? Entenda diferença em relação à musculação
Existem diferença significativas entre o treino funcional e a musculação
O treino funcional é uma modalidade de exercício físico muito popular nas academias. E, muita gente fica na dúvida se ela é melhor que a musculação. Neste texto, vamos explicar o que é treino funcional e suas diferenças em relação ao treino de força. Entenda melhor no texto!
.
O que é treino funcional?
O treino funcional é uma modalidade de exercícios que não precisa de aparelhos e foca na reprodução de movimentos naturais. Costuma ser um treino mais dinâmico e com estímulo para vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Exemplos de exercícios de treino funcional são o agachamento, o afundo, a prancha, o burpee, os abdominais e os polichinelos.
Qual a diferença entre treino funcional e musculação?
A principal diferença é o uso de aparelhos. Na musculação é muito comum a utilização de equipamentos para estimular a resistência muscular. Enquanto que no treino funcional é utilizado o peso do próprio corpo nos exercícios.
Outra diferença é em relação a funcionalidade de cada treino. O funcional costuma ser recomendado para pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico, já que o ganho de massa muscular é um resultado paralelo da prática.
No caso da musculação é o contrário. Ela é recomendada para aqueles que buscam hipertrofia e ganho de massa muscular. Isso porque, por trabalhar os músculos isoladamente é possível notar resultados de definição muscular mais rapidamente.
Atenção: Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde qualificado.
*com informações de Núcleo Alma
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”