Quando se trata de maximizar os resultados do treino, a creatina é frequentemente considerada um suplemento essencial.
No entanto, muitas pessoas ainda tem a dúvida de que se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino?
>> Benefícios e malefícios da creatina: entenda todos os detalhes sobre o suplemento
O que é a creatina? Como é feito o suplemento?
A creatina é um subproduto natural do organismo humano, sendo formada por três aminoácidos:
- glicina, metionina e arginina.
Ela também pode ser consumida na alimentação, especialmente em peixes e carnes. No entanto, existe como um suplemento, sendo encontrada de forma concentrada.
O corpo humano armazena a substância nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro.
.
E para quem o suplemento é indicado?
A principal função dos suplementos alimentares é complementar a dieta e fornecer nutrientes que podem estar em déficit no organismo ou que não podem ser consumidos em grandes quantidades em uma dieta.
A creatina, orgânica do nosso corpo, produz uma quantidade limitada da substância (aproximadamente 1g por dia e outro 1g é ingerido pela alimentação).
Dessa forma, o suplemento é um grande aliado para quem necessita de maiores quantidades de creatina no corpo, como atletas, praticantes de musculação ou de esportes que exigem um grande esforço e uma rápida recuperação dos músculos.
Creatina deve ser tomada antes ou depois do treino?
O uso de creatina deve ser diário, de efeito crônico. Se possível, consuma próximo ao exercício físico, pois temos maior fluxo sanguíneo indo para os músculos.
Tudo o que é tomado após o treino é mais bem absorvido pelo músculo. Mas mesmo em dias em que não treina, ela deve ser tomada.
.
Ou seja, recomenda-se que você tome a creatina depois do treino. A melhor é a manohidradata, que pode ser em pó ou em cápsulas.
Ela é mais bem absorvida na presença de carboidratos, como frutas, mas pode ser batida com whey protein (proteína do soro do leite).
Deve-se suplementar todos os dias, independente se o indivíduo treina. O efeito é por saturação, encher o músculo.
Ao tomar creatina pós-treino, você está aproveitando o momento em que os músculos estão mais receptivos aos nutrientes, otimizando a absorção e os resultados.
*Com informações de Globo Esporte.