O que é pilates? Confira como realizar a atividade física de forma simples em casa
Veja como realizar um treino simples de Pilates em casa e seus benefícios
Com a correria do dia-a-dia fica difícil comparecer religiosamente à academia para realizar os exercícios de Pilates, não é mesmo?
Porém, você precisa saber como é fácil realizar essa atividade física em casa e assim compensar a falta de tempo que enfrentamos.
Separamos, abaixo, o que é Pilates e como fazer um treino simples para fazer no conforto da sua residência.
>> Pilates define o corpo? Conheça todos os benefícios do exercício físico
O que é Pilates? Vamos conhecer um pouco sobre essa atividade física
Pilates é um método de exercícios e atividades físicas conhecido por trabalhar a respiração e concentração no próprio corpo. A atividade física foi idealizada pelo alemão Joseph Pilates.
A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core (região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso) por meio de alongamentos e exercícios de resistência.
Originalmente, se ele se chamava “controlologia”, que significa o controle do corpo pela mente.
Porém, Pilates é realmente eficaz para melhorar a saúde do seu corpo? A resposta é sim!
Diversos estudos mostram benefícios do pilates para a saúde, que vão desde melhorar a resistência e flexibilidade muscular, reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão.
Mas Pilates emagrece? Não diretamente! A prática não é um exercício de alta intensidade, por isso, não proporciona um alto gasto calórico.
Por outro lado, o exercício ajuda a emagrecer, em especial, se em conjunto houver melhora na alimentação e a prática de exercícios aeróbicos.
Confira todos a lista com todos os benefícios do Pilates:
O Pilates está associado a infinitos benefícios para a saúde física e mental. Confira abaixo os principais:
- Melhora a força do core;
- Aumenta a resistência física;
- Tonifica os músculos;
- Melhora a flexibilidade;
- Reduz a dor crônica;
- Diminui a ansiedade e a depressão;
- Melhora a postura;
- Ajuda a prevenir lesões;
- Aumenta os níveis de energia;
- Reduz o estresse;
- Aumenta a consciência corporal;
- Aumenta a imunidade;
- Melhora o equilíbrio;
- Melhora a qualidade do sono;
- Promove o bem-estar;
- Ajuda no controle de peso;
- Promove o relaxamento.
.
Entenda como realizar a atividade física de forma simples em casa
Existem exercícios de Pilates que são tão simples que podemos até realizar em casa facilitando muito, pois nos ajuda a ficar em forma, mesmo naqueles dias em que estamos sem tempo para ir até uma academia.
Antes de tudo, é importante lembrar que os exercícios de Pilates precisam ser realizados de maneira correta para que não te prejudique, por isso, é sempre importante você contar com a ajuda de um instrutor.
Então mesmo que você realize os seus exercícios em casa, não deixe de comparecer às suas aulas, pois lá você terá um melhor acompanhamento e contará também com equipamentos de apoio para ter mais variações de exercícios de Pilates.
Não se esqueça da respiração adequada, da concentração e da postura correta, eles irão te ajudar no momento em que você for realizar os movimentos.
Os exercícios de Pilates feitos em casa são considerados como exercícios solo, onde você não precisa utilizar nenhum equipamento.
Sendo assim, apenas um colchonete ou um tapete confortável já será o suficiente para você poder realizar os movimentos, e é claro, muita disposição!
Pilates em casa: Posicionamento Escapular
Em Posição de 6 apoios (mãos, joelhos e pés), mantenha as mãos alinhadas com os ombros e os joelhos alinhados com a pelve.
Inspire preparando-se para o movimento e ao expirar, realize a flexão da coluna e abdução das escápulas (um dos dois ossos que compõem o ombro, estabelecendo uma ligação entre os membros anteriores ao tronco).
Inspire novamente e ao expirar, realize a adução das escápulas associando com a extensão da coluna.
Tenha muito cuidado para não perder o alinhamento da coluna. Este exercício de Pilates tem por objetivo mobilizar e estabilizar a cintura e a coluna vertebral fortalecendo os músculos da região.
Pilates em casa: Leg Pull Back
De barriga para cima com as mãos apoiadas no chão em rotação externa e ombros estendidos, estenda o quadril mantendo os joelhos estucados. Feito isso, realize a flexão do quadril de um dos lados, mantendo sempre a postura da coluna vertebral.
Tenha sempre cuidado para não perder o alinhamento escapular e usar as manipulas para o apoio das mãos.
Caso você sinta algum desconforto nos punhos e não for capaz de flexionar o quadril, unilateralmente, sem compensação na posição da pelve, realize apenas a primeira fase do exercício.
.
Pilates em casa: Swimming
Deitado com as costas para cima, perna e braços estendido e pés em posição de Pilates, inspire na posição.
Feito isso, inspire estendendo os braços para frente e as pernas para trás ao mesmo tempo elevando os 4 membros ao chão, em seguida eleve a cabeça olhando para baixo.
Subindo e descendo os membros superiores e inferiores alternadamente, realize por 5 inspirações e expirações.
Pilates em casa: The Spine Stretch
Sentado com as pernas estendidas, a coluna neutra e braços estendidos horizontalmente com a pelve e o abdômen conectados, inspire movendo o tronco para frente olhando para os joelhos.
Feito isso, retorne a coluna vertebral aos poucos para a sua posição inicial.
Repita o exercício 3 vezes sempre ganhando mais amplitude.
Veja também: Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor
*Com informações de Revista Pilates.