Saúde

Suco de maracujá: conheça seus benefícios e aprenda receitas

Muito além do efeito relaxante, saiba mais sobre os efeitos do suco de maracujá para o corpo

Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 24/04/2024 às 13:02 | Atualizado em 24/04/2024 às 13:51
Imagem de um copo de suco de maracujá ao lado da fruta aberta - Freepik

O suco de maracujá é capaz de levar diversos benefícios ao organismo de quem o toma com moderação e acompanhando uma dieta balanceada. A fruta é famosa por fortalecer o sistema imunológico e servir como calmante,

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é um poderoso antioxidante que protege as células do corpo dos radicais livres. Já a maracujina tem propriedades relaxantes, que podem ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e a insônia.

De acordo com o Brasil Escola, as espécies mais cultivadas desse fruto são o maracujá-amarelo, maracujá-roxo e o maracujá-doce, porém existem mais de 150 tipos espalhados pelo mundo.

Conheça, nesta matéria, alguns benefícios do suco de maracujá, que vão além do seu efeito relaxante.


Foto de um copo de suco de maracujá - Freepik

Para que serve o suco de maracujá?

1. Auxilia a saúde do coração

De acordo com o portal Viva Bem, a propriedade funcional do maracujá se destaca pela sua atividade anti-inflamatória, contribuindo para a saúde dos sistemas nervoso e circulatório.

A presença de hesperidina, uma flavanona encontrada em frutas cítricas, na polpa do maracujá sugere seu potencial na prevenção de doenças cardíacas.

2. Melhora a sensibilidade à insulina

O piceatannol, presente nas sementes de maracujá, pode aprimorar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de várias doenças, incluindo diabetes, segundo o site do médico e educador Jairo Bouer.

Uma pesquisa de 2017, feita em humanos, mostrou que a substância, também identificada em estudos com animais, melhorou o metabolismo.

A pesquisa revelou que homens com sobrepeso que consumiram 20 mg de piceatannol diariamente por oito semanas apresentaram melhora na sensibilidade à insulina e no metabolismo em comparação com o grupo que recebeu placebo.

3. Baixo índice de glicemia

O maracujá tem um índice glicêmico baixo, o que significa que não eleva significativamente os níveis de açúcar no sangue após o consumo, se ingerido sem adição de adoçantes. Portanto, a bebida é uma escolha adequada para pessoas com diabetes.

As funções do organismo e o maracujá

Além de refrescar e hidratar, substâncias presentes no maracujá fornecem nutrientes essenciais para um bom funcionamento do corpo. Conheça alguns benefícios:

VEJA TAMBÉM: Deliciosa receita de iogurte com maracujá

Três receitas de sucos de maracujá para implementar à dieta

A fruta é muito versátil e pode ser usada em diversos tipos de receitas, desde suco detox, até sobremesas e pratos salgados. Confira alguns sucos tirados do site Receiteria.

Suco de maracujá com creme de leite

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Bata os maracujás com a água no liquidificador. Recomenda-se usar a função “pulsar” do aparelho para evitar a quebra das sementes;
  2. Peneire o suco pela peneira e volte para o liquidificador adicionando o creme de leite;
    Adoce a gosto e sirva com gelo.

Suco de maracujá com morango

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Bata no liquidificador as polpas dos maracujás com metade da água;
  2. Coe e volte o suco para o liquidificador. Se quiser adoçar, o momento é este;
  3. Adicione os morangos e o restante da água;
  4. Sirva gelado.

Suco de maracujá com abacaxi

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Bata a polpa do maracujá com a água e o açúcar no liquidificador na função pulsar;
    Coe o suco;
  2. Volte tudo para o liquidificador, acrescente o abacaxi e bata até ficar homogêneo.

.

Leia Também

Cuidados com o maracujá

Antes de acrescentar qualquer coisa com mais vigor a sua dieta, consulte um nutricionista. É preciso ficar atento aos possíveis riscos do excesso de maracujá na alimentação.

De acordo com o site Cidade Verde, “as propriedades sedativas da fruta podem baixar a pressão arterial”. Então aconselha-se tomar no máximo dois copos do suco por dia.

*Com informações dos sites: Brasil Escola, Viva Bem, Dr. Jairo Bouer e Receiteria.

Tags

Autor

Webstories