A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) encaminhou uma nova proposta ao Superior Tribunal do Trabalho (TST) na última sexta-feira (17) para revisão do piso salarial da enfermagem no setor privado.
Se a proposta for aprovada, o modelo será apresentado aos trabalhadores beneficiados pelo piso salarial da enfermagem, sendo o tribunal o mediador nas negociações.
Veja quando a CNSaúde questionou a viabilização do piso salarial enfermagem no STF:
PRAZO DE ACORDOS DO PISO DA ENFERMAGEM NO SETOR PRIVADO:
A Confederação justificou a necessidade de conciliação devido às dificuldades em chegar a um acordo com os trabalhadores após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 25 de agosto.
A CNSaúde argumenta que há uma "atuação coordenada" por parte das organizações que representam os trabalhadores, buscando "procrastinar as tratativas" do piso salarial da enfermagem.
O objetivo seria deixar expirar o prazo de 60 dias sem uma negociação concluída, mantendo, assim, os valores estabelecidos anteriormente na Lei 14.434/22 do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM SETOR PRIVADO: Prazo de acordo no STF
DEBATE DE PROPOSTA DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
O conteúdo da nova proposta para o piso salarial da enfermagem no setor privado ainda é confidencial. Conforme explicado pelo diretor de Relações do Trabalho e Sindical da entidade, Clóvis Queiroz:
..
O TST quer debater primeiramente com os trabalhadores, antes que toda a sociedade tenha acessoClóvis Queiroz
Os profissionais expressaram preocupação em relação às propostas anteriores, que indicavam prazos extensos para a implementação do piso salarial da enfermagem, considerados inviáveis pelos trabalhadores.