Muitas pessoas questionam se os humanos desenvolveram a prática de exercícios ao longo da evolução.
Durante a maior parte da história humana, a comida era escassa, e éramos ativos por necessidade, não por escolha.
Por milênios, a busca por alimentos era uma atividade constante, seguida pelo descanso necessário para conservar energia, já que não havia garantia de quando seria a próxima refeição.
Mas, ao longo do tempo, nosso estilo de vida no século 21 nos levou a passar longos períodos sentados e em repouso.
Se você enfrenta certa resistência para se exercitar, aqui estão algumas atividades que podem despertar sua vontade de praticar exercícios.
Fonte: Portal Terra.
Qual é a recomendação da ciência para manter a motivação?
Primeiramente é relevante identificar seus motivos. O exercício físico não apenas traz benefícios a longo prazo para a saúde e funções vitais, mas também proporciona impactos imediatos no humor e na vitalidade.
Ter objetivos claros em mente pode ser um impulso para iniciar a prática regular de exercícios.
Outra dica é combinar com um amigo para se exercitarem juntos. Isso torna mais fácil seguir o programa de exercícios, pois há um compromisso mútuo.
Escolha uma música que você gosta
Ouça músicas animadas durante o exercício, pois elas elevam o humor e diminuem a percepção de esforço, contribuindo para um desempenho melhor, especialmente em atividades rítmicas como caminhar e correr.
Tenham um amigo para fazer exercícios
Pesquisas indicam que as pessoas tendem a se exercitar por mais tempo quando estão acompanhadas de amigos e familiares, em comparação com aquelas que praticam exercícios sozinhas.
Dê recompensas como motivação
Estabelecer recompensas também é uma estratégia eficaz. Pode ser uma peça de roupa ou um par de sapatos que você gostaria de usar durante os exercícios.
Condicione a recompensa a uma quantidade específica de exercício para criar um estímulo adicional.
Vá treinar no mesmo horário
Manter um horário regular para os exercícios, preferencialmente pela manhã, facilita a formação do hábito, segundo pesquisas.
Começar devagar é fundamental para evitar desconfortos e lesões, permitindo que a prática se torne gradual e sustentável.
Faça algo que você goste
Escolher uma atividade que você aprecie é crucial ao iniciar um novo hábito de exercícios. Se não gosta de correr, opte por uma longa caminhada na natureza.
Esse cuidado na escolha da atividade aumenta as chances de manter a prática com entusiasmo, tornando o exercício uma parte mais agradável e integrada à sua rotina.
Confira também: