Dietas para emagrecer

Dietas para emagrecer: nutricionista elabora todas as etapas para a reeducação alimentar funcionar

As dietas para emagrecer funcionam a partir de vários fatores da vida da pessoa

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 07/11/2023 às 14:49 | Atualizado em 07/11/2023 às 16:13
Notícia
X

Quando alguém busca na internet dietas para emagrecer, geralmente, ela quer resultados rápidos - a depender do objetivo pretendido.

Como o emagrecimento varia com o peso atual, a idade e gasto calórico da pessoa, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista, para obter uma dieta individualizada.

Um dos problemas mais comuns é o déficit calórico exagerado. O que pode ser perigoso para a saúde, pois passa fome, queima gordura e recupera tudo por não manter a dieta rigorosa.

>> Nutricionista lista as melhores frutas e esclarece benefícios do treino

Diante disso, em entrevista exclusiva ao Portal NE10, o nutricionista Fernando Oliveira explicou todos os processos necessários que fazem as dietas para emagrecer funcionarem.

O que comer para perder peso rápido?

Resposta: A gente precisa entender que perder peso e emagrecimento são coisas muito diferentes. Emagrecimento necessita de uma organização do metabolismo para preparar o corpo para queimar a gordura em constância. Ou seja, requer mais tempo e mais disciplina.

>>> Saiba como ganhar massa muscular treinando apenas em casa

É uma organização mais específica da rotina dos hábitos do paciente. A perda de peso rápido, em sua grande maioria, é devido a eliminação de água do corpo e comprometimento da massa muscular. É um processo rápido, ineficaz e não é permanente. É interessante trabalhar a diminuição do percentual de gordura corporal.

O que realmente faz a pessoa perder peso?

Resposta: Muita gente diminui os carboidratos da dieta e "perde peso", mas isso se dá porque a molécula do carboidrato retém água no corpo, ao "cortar" elimina mais água . Para emagrecer é preciso organizar toda a rotina.

.

O corpo entende o que está acontecendo e pode queimar gordura como fonte de energia de uma maneira constante. O exercício físico, a dieta organizada e o sono são os pilares básicos para a diminuição do percentual de gordura corporal e ganho de massa muscular.

Quanto tempo demora para começar a perder peso?

Resposta: A depender do nível de restrição calórica, na mesma semana já se perde peso devido ao comprometimento da massa muscular e a perda de água. É importante salientar que não é saudável e muito menos sustentável. Já o emagrecimento de maneira correta funciona de outra forma, porém, é baseada na reeducação alimentar e adequação à individualidade.

Existe dieta para perder peso em 1 semana, 15 dias, 1 mês?

Resposta: Existem estratégias específicas para perda de peso em uma semana, 15 dias ou em um mês. É muito específico! Não é algo que eu uso com frequência no meu trabalho.

Sempre solicito exames de sangue, faço análise corporal e avaliação nutricional para entender o histórico do paciente e dentro da modalidade esportiva ou dentro de um objetivo específico.

É possível emagrecer só diminuindo a comida?

Segundo o nutricionista Fernando Oliveira, há metas a curto, médio e longo prazo. O processo não está relacionado às restrições alimentares e sim aperfeiçoamento da alimentação.

"O paciente precisa quebrar a ideia de que dieta precisa ser restritiva e passar fome para ter resultado. Na verdade, são adaptações. Conforme o resultado vem, acontece a melhora do exame bioquímico, do corpo e rendimento no exercício físico", esclareceu Fernando.

Pesquisadores da Universidade de Oxford concluíram que a dieta saudável junto com a atividade física reduz quase 5% da massa corporal entre 1 e 1,5 ano de prática (clique aqui).

Fernando alerta justamente para esse ponto avaliado na pesquisa. Apenas o fato de cortar alimentos não faz a pessoa perder gordura. Com isso, as dietas para emagrecer não servirão.

"Você vai perder a água e consumir a quantidade adequada de carboidratos. Sendo assim, às vezes, o peso nem muda. Com constância e organização dietética dá resultado", afirmou.

Esta matéria foi escrita após consulta ao nutricionista Fernando Oliveira (CRN6 10057).

Tags

Autor