Pressão alta

Suco de maracujá abaixa a pressão: verdade ou mito?

O suco de maracujá traz diversos benefícios para a saúde humana; Saiba sua relação com a pressão arterial

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 24/04/2024 às 13:48
Notícia

O suco de maracujá carrega consigo diversos benefícios à saúde humana. Destaca-se sua ação relaxante e antioxidante, que protege as células do corpo dos radicais livres, por conter bastante vitamina C.

Apesar das vantagens já conhecidas de inserir o suco de maracujá na dieta, muitas pessoas ainda ficam em dúvida se a bebida ajuda a baixar a pressão. Entenda!

Suco de maracujá abaixa a pressão?

De acordo com o site Mundo Boa Forma, o maracujá contém potássio em sua composição nutricional, e uma alimentação rica nessa substância, ajuda a combater os efeitos causados pelo excesso de sódio, como o aumento da pressão arterial.

O suco de maracujá pode ajudar a regular a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio, que auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão. Além do cálcio presente na fruta, que também é benéfico para a saúde cardiovascular.

No entanto, o maracujá não deve ser a única fonte desses minerais na dieta. É essencial complementar a alimentação com outras fontes de potássio e cálcio, sempre seguindo orientações médicas para o controle da pressão arterial.

Cuidados com a alimentação

É preciso ficar atento aos possíveis riscos do excesso do suco maracujá na alimentação, e não é recomendado o abuso de sódio da dieta por causa dos benefícios da fruta. Além disso, um nutricionista deve ser consultado em caso de dúvidas.

De acordo com o site Cidade Verde, “as propriedades sedativas da fruta podem baixar a pressão arterial”. Então aconselha-se tomar no máximo dois copos do suco por dia.

.

Benefícios do suco maracujá

Por causa das suas vitaminas e nutrientes, o maracujá, segundo a nutricionista Patricia Leite, pode dar um grande suporte ao sistema imunológico.

O suco dessa fruta pode ajudar pessoas que sofrem com gripes frequentes, infecções de repetição candidíase, e outras doenças relacionadas à baixa imunidade, além de melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Saiba mais sobre os benefícios do maracujá

*Com informações dos sites Cidade Verde e Mundo Boa Forma, além do canal do YouTube da nutricionista Patricia Leite.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor