Começar o dia com energia alta é um sonho para todes que querem uma vida saudável.
Mas qual é a quantidade recomendada? Vamos conhecer, abaixo, todos os benefícios de tomar ômega 3 próximo ao café da manhã.
>> Ômega 3 pode ser um forte aliado durante os exercícios; entenda como
Entenda o que é ômega 3
O ômega-3 é um ácido graxo essencial encontrado em alimentos como peixes, sementes e suplementos, conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde (vamos explorá-los mais abaixo).
Existem três tipos de ômega 3:
- o ácido docosahexaenoico (DHA)
- o ácido eicosapentaenoico (EPA)
- e o ácido alfa-linolênico (ALA)
Todos podem ser encontrados especialmente nos peixes de mar, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça.
O ômega 3 também pode ser consumido como suplemento, na forma de cápsulas, que são vendidas em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais e deve ser usado com indicação do médico ou nutricionista.
.
Principais benefícios do Ômega 3 no café da manhã
Você pode e deve incluir o ômega 3 em sua rotina matinal. É uma maneira fácil e eficaz de colher seus inúmeros benefícios para a saúde ao longo do dia
1- Diminui a inflamação
O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser muito úteis no tratamento da doença inflamatória intestinal ou artrite reumatoide.
Isso porque ele reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas.
Além disso, a ação anti-inflamatória do ômega 3 ajuda a prevenir os danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.
2- Protege contra doenças cardiovasculares
O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos.
Essas substâncias são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, o que promove um melhor funcionamento das artérias e ajuda a evitar infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.
3- Evita a formação de coágulos
O ômega 3, especialmente o DHA e o EPA, tem propriedades anticoagulantes, reduzindo a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue se agrupem.
Por isso, o ômega 3 pode ajudar na prevenção de complicações graves, como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo.
4- Previne o Alzheimer
Alguns estudos mostram que o consumo de ômega 3 pode reduzir a perda de memória, a falta de atenção e a dificuldade de raciocínio lógico.
Logo, o ômega 3 pode diminuir o risco de desenvolver Alzheimer, por melhorar o funcionamento dos neurônios cerebrais.
Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
.
5- Melhora a qualidade da pele
O ômega 3, especialmente o DHA, é um componente das células da pele, responsável pela saúde da membrana celular mantendo a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.
Assim, ao consumir ômega 3 é possível manter essas características da pele e a sua saúde.
Além disso, o ômega 3 ajuda a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento ou câncer de pele, já que possui efeito antioxidante.
*Com informações de Tua Saúde.