O refluxo ácido, também conhecido como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), ocorre quando os alimentos consumidos no estômago retornam para o esôfago e em direção à boca, resultando em dor e sensação de queimação.
Esse fenômeno acontece devido ao mau funcionamento do músculo que deveria impedir a saída do suco gástrico do estômago.
Embora por vezes confundido com a azia, os sintomas do refluxo afetam aproximadamente 50% da população nos Estados Unidos, enquanto no Brasil a incidência é menor, atingindo 12 em cada 100 brasileiros.
Enquanto a azia geralmente está relacionada a uma refeição específica que não foi bem tolerada, a DRGE caracteriza-se pelo retorno frequente de alimentos ácidos, bile e sucos pancreáticos ao esôfago, gerando problemas persistentes ao longo da semana.
Remédios Caseiro para aliviar o refluxo
Consumir diariamente de 1 a 2 colheres de chá de vinagre de maçã, misturado com mel ou limão, para ativar as enzimas digestivas.
Ingerir uma maçã vermelha após refeições mal toleradas, pois ela é rica em fibras solúveis e agentes cicatrizantes que beneficiam o sistema digestivo.
Tomar chás de camomila, hortelã ou feno-grego, conhecidos por seu efeito calmante no estômago.
Mastigar um chiclete após as refeições para aumentar a produção de saliva e reduzir os níveis de ácido no esôfago.
Experimentar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em meia xícara de água para neutralizar o ácido estomacal.
Já na questão de prevenção, é aconselhável evitar alimentos e bebidas que possam desencadear os sintomas, como chocolate, álcool, nicotina, cafeína, além de alimentos condimentados e gordurosos.
Fonte: Portal Uol.
Sintomas de uma Crise de Refluxo
Os sintomas de uma crise de refluxo incluem rouquidão, sensação de peso no estômago, ardor, irritação, náusea, tosse, chiado no peito, sintomas de asma e erosão do esmalte dentário.
Além disso, o refluxo aumenta o risco de câncer de esôfago, sendo a dor e a queimação os sintomas principais.
Confira também: