A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga nesta quinta-feira (30) aos trabalhadores. Já a segunda parcela do dinheiro deve ser paga até o dia 20 de dezembro. É válido lembrar que o décimo é um alívio para os orçamentos domésticos, muitas vezes à beira do limite.
O recebimento desse benefício tem o poder de socorrer muitas pessoas em situações apertadas e garantir a estabilidade financeira de diversas famílias.
.
Afinal, é sempre bem-vindo ver um dinheiro extra entrando na conta, mesmo que seja temporário. No entanto, apesar de ser uma ajuda financeira significativa, o décimo terceiro ainda suscita diversas dúvidas.
Abaixo, confira o que acontece se o décimo atrasar e o que o trabalhador pode fazer caso o dinheiro entre em atraso.
O que acontece se atrasar o 13º salário?
De acordo com informações do site Serasa, a empresa que não realizar o pagamento do décimo terceiro salário dentro do prazo estipulado pode enfrentar uma multa de R$ 170,25 por empregado devido ao atraso, com o valor dobrando em caso de reincidência.
Diante dessa situação, o trabalhador tem o direito de denunciar a irregularidade ao Ministério Público do Trabalho em sua cidade ou região.
Para esclarecimentos adicionais, o Sindicato da categoria à qual o empregado está vinculado também pode ser contatado.