O 8 de dezembro é dedicado pela Igreja Católica à celebração da Imaculada Conceição, que é uma homenagem à Virgem Maria.
Resultado da união de Santa Ana e São Joaquim, embora tenha nascido como qualquer ser humano, a Igreja há muito tempo crê que Maria foi concebida sem o peso do pecado original.
O pecado original é uma concepção sobre a imperfeição humana, capaz de influenciar negativamente as pessoas ao longo de suas vidas, levando-as a cometer mais pecados.
Isso justifica a necessidade constante do ser humano de buscar a Deus, uma vez que o pecado original está presente em seu corpo desde o nascimento.
A Imaculada Conceição refere-se ao dogma que afirma que a Virgem Maria nasceu sem a marca do pecado original. Deus a preservou para ser o local sagrado onde Jesus Cristo, seu filho, habitaria. Este dogma também sustenta que Maria viveu na Terra sem ser manchada por qualquer pecado.
Os outros três dogmas associados à Virgem Maria são a Assunção, a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua.
Para os devotos, o dia da Imaculada Conceição é uma oportunidade de refletir sobre a vida da santa e seus milagres.
Sendo livre de pecados e impurezas, a Imaculada Conceição está repleta da graça de Deus e, por essa razão, pode auxiliar aqueles que a invocam por meio da oração.
Fonte: Meu artigo.
Dia da Imaculada Conceição: Oração à Santa
"Virgem Santíssima, concebida sem o pecado original, merecedora do título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por ter evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados.
Já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém!"
Confira também: