BOLSA FAMÍLIA

Como se cadastrar no Bolsa Família pela internet? Entenda como fazer

Veja se é possível realizar o cadastro do Bolsa Família pela internet

Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 21/11/2023 às 11:05
De quanto em quanto tempo precisa atualizar os dados do CadÚnico para não perder o Bolsa Família? - Divulgação / Ministério do Desenvolvimento Social

O Bolsa Família (anteriormente conhecido como Auxílio Brasil) é um dos programas de assistência social do governo que oferece suporte financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade.

Para ser elegível ao benefício, é preciso atender a determinados critérios de renda e registro familiar.

Aqui, abordaremos quem tem direito ao Bolsa Família, suas normas e o processo de cadastro. Continue lendo para saber mais.

QUEM TEM DIREITO AO BOLSA FAMÍLIA 2023?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família, o programa social é direito das famílias que estejam nas seguintes regras:

COMO SE CADASTRAR NO BOLSA FAMÍLIA? É POSSÍVEL REALIZAR PELA INTERNET?

O processo de inscrição no Bolsa Família em 2023 é conduzido por meio do Cadastro Único. É viável realizar um pré-cadastro através do site ou aplicativo do Cadastro Único.

Durante a visita ao CRAS, o RF precisa apresentar ao menos um documento de identificação de cada membro da família que reside na mesma residência para concluir o registro.

Durante a visita ao CRAS, o Responsável Familiar será submetido a uma entrevista socioeconômica, na qual diversas questões serão feitas sobre a estrutura familiar, educação, saúde, renda, entre outros aspectos.

É essencial destacar que, embora o registro no Cadastro Único (CadÚnico) seja obrigatório para a obtenção do Bolsa Família, ele não garante a aprovação do benefício.

É fundamental ressaltar que, mesmo após a aprovação para receber o benefício, é necessário manter os dados do CadÚnico atualizados. Qualquer alteração na renda familiar ou na composição da família deve ser informada imediatamente.

Mesmo na ausência de mudanças, é recomendado atualizar as informações cadastrais a cada dois anos, no máximo, para preservar o direito ao benefício.

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