A presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem, no Rio de Janeiro, foi destacada durante o evento que teve início no último domingo (12), onde foi reiterado o compromisso do governo com o piso salarial enfermagem.
O congresso buscou estimular reflexões sobre diversos temas relacionados à prática em saúde, como a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a discussão sobre o piso salarial da enfermagem.
Confira antigas propostas para pagar o piso salarial enfermagem:
SITUAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Em maio deste ano, o presidente Lula sancionou uma lei que destinava um crédito especial de R$ 7,3 bilhões ao Fundo Nacional de Saúde para assistir o piso da enfermagem de forma complementar.
Esses recursos tinham como objetivo apoiar estados e municípios na aplicação do piso salarial da enfermagem.
O pagamento do piso salarial da enfermagem liberado pelo governo abrange enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, tanto no setor público quanto no privado.
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
PISO DA ENFERMAGEM: POSICIONAMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
A ministra da Saúde enfatizou que estabelecer um piso salarial da enfermagem para a enfermagem é uma das prioridades atuais do Ministério da Saúde.
..
O Ministério da Saúde assumiu como prioridade na gestão que participo como ministra a implementação do Piso Nacional da Enfermagem […] Sabemos que a luta é árdua. E creio que, além do piso, toda a valorização da categoria passa pelo incentivo à formação e trabalho dignoNísia Trindade
Além disso, Nísia Trindade reafirmou o compromisso do governo em valorizar esses profissionais por meio da implementação do piso salarial enfermagem.