Na quarta-feira (15) de novembro, é comemorado em todo o Brasil o feriado do Dia da Proclamação da República. Veja o que abre e o que fecha neste feriado no Rio de Janeiro.
15 DE NOVEMBRO É FERIADO NACIONAL?
O dia 15 de novembro é feriado nacional no Brasil. Este feriado celebra a Proclamação da República, que ocorreu em 1889, quando o marechal Deodoro da Fonseca proclamou o fim da monarquia e o início da República no país.
Veja a seguir como fica o funcionamento de bancos, comércio e instituições do Rio de Janeiro.
COMÉRCIO
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro – SECRJ informaram que mantêm Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que permite o trabalho dos colaboradores das lojas nos feriados.
A medida passou a valer a partir deste feriado 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
Sendo assim, as lojas do Rio podem abrir nos feriados de 15 e 20 de novembro, normalmente.
BANCOS
Os bancos não abrem no feriado 15 de novembro, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN). Contas e carnês com vencimento para o dia 15 poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil, 16 de novembro.
Os caixas eletrônicos das agências podem ser utilizados normalmente, além do internet banking e aplicativos dos bancos.
O atendimento vai ocorrer normalmente na quinta e sexta.
CORREIOS
Não haverá expediente nas agências dos Correios neste feriado. O atendimento referente a pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios (CAC) fica disponível através do site do órgão e por telefone, pelos números 0800 725 7282, 0800 725 0100 e (81) 3003 0100.
O atendimento presencial nas agências volta na quinta-feira (16).