O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
Segundo dados, somente em 2018, 68.220 novos casos foram diagnosticados. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos, em cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil mortes.
O que é Câncer de Próstata?
Câncer de próstata é o tumor que atinge a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Mesmo sendo uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens optam por não conversar sobre esse assunto, o que é um erro.
Vamos elencar a seguir quais são os principais sintomas de câncer na próstata.
Como surge o Câncer na Próstata?
O câncer de próstata, na maioria da vezes, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Por outro lado, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Sintomas de Câncer de Próstata:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- presença de sangue na urina;
- diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia.
Como prevenir o Câncer de Próstata?
A prevenção comprovada ao câncer de próstata se dá através de manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, primordialmente as de origem animal, auxilia a reduzir o risco de câncer, bem como de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Entre os fatores que mais auxiliam na prevenção do câncer de próstata estão: praticar atividade física; não fumar; e também evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Como tratar o Câncer de Próstata?
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser confirmado por meio de biopsia, onde são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório.
A biópsia é recomendada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.
Fonte: https://www.saude.pr.gov.br/
.