A definição da nova diretoria de futebol do Sport trouxe um novo órgão dentro da gestão: o Comitê Gestor. O grupo foi anunciado pelo presidente do clube, Yuri Romão, e contará com a presença de Guilherme Falcão, que já ocupou o cargo de dirigente em gestões anteriores, Raphael Campos, atual vice-presidente de planejamento estratégico, e João Marcelo Barros, atual coordenador da base do leão.
A função da bancada para a temporada 2024 foi explicada por um dos membros, João Marcelo Barros, em entrevista à Rádio Jornal.
"Nós do Comitê de Gestão teremos a responsabilidade de dar um direcionamento estratégico para aqueles que vão executar o dia a dia. Os objetivos da temporada, diretrizes, premissas na definição orçamentária, alocação de recurso, acompanhamento de despesas, alocação das receitas destinadas ao futebol, são os nossos grandes objetivos. O papel do Comitê de Gestão é servir como um direcionador, um timoneiro para os profissionais que estarão no dia a dia executando a operação. Precisamos colocar os holofotes e a responsabilidade dessa execução nos profissionais e nós como parte do Comitê Gestor dar esse direcionamento", comentou o dirigente.
Ainda de acordo com João Marcelo, o Comitê Gestor também tem como premissa auxiliar o processo de profissionalização do departamento de futebol do Sport, tendo como símbolo disso a chegada de Ricardo Drubscky para o cargo de coordenador técnico.
.
"O grande objetivo é dar continuidade no processo de profissionalização, fazendo com que a execução de dia a dia, a operação em si, seja feita por profissionais do mercado do futebol, experientes nisso, formado nisso, com toda a bagagem para isso. É aí que surge o papel de um coordenador técnico, que é a chegada de Ricardo (Drubscky) que vai agregar bastante nisso com a parte metodológica de campo", afirmou.
FOCO NA UTILIZAÇÃO DA BASE
Cada membro do Comitê Gestor terá uma função específica. João Marcelo Barros, por exemplo, estará mais ligado a transição de atletas das categorias de base para o profissional do Sport, até pelo cargo de coordenação que seguirá desempenhando na formação de atletas no clube.
"Eu estou acumulando as funções. Permaneço como coordenador da base e assumo um assento no Comitê Gestor. Vou ter a incumbência de levantar a bandeira da base do clube, trabalhar nessa transição de atletas de uma forma mais fluída, fazendo valer o que vínhamos colocando que a base é o futuro do clube. Conseguir tornar isso uma prática de fato com essa ascenção de atletas formados aqui na nossa base para termos êxito esportivo no profissional", pontuou.