O cetoprofeno é um medicamento classificado como AINE (anti-inflamatório não esteroidal) e é utilizado como analgésico para aliviar dores e reduzir febres.
A dosagem e a frequência de administração do cetoprofeno devem ser determinadas por indicação médica, considerando fatores como a idade do paciente e a gravidade do quadro clínico.
A posologia varia também de acordo com a apresentação do medicamento, que pode ser em comprimidos, cápsulas, gel, supositórios ou injetável.
O cetoprofeno é considerado uma medicação segura pela Anvisa, contudo, assim como com qualquer medicação, é preciso utilizá-lo corretamente.
.
É importante seguir as orientações médicas e da OMS (Organização Mundial da Saúde) rigorosamente, para garantir o uso seguro e eficaz do cetoprofeno, para minimizar o risco de efeitos colaterais.
Como usar o cetoprofeno?
A posologia (dosagem) do remédio varia de acordo com a forma farmacêutica utilizada:
1. Comprimidos revestidos de 100 mg
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar, com um copo de água, de preferência durante ou logo após as refeições.
A dose recomendada é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia. É importante não exceder a dose máxima diária de 3 comprimidos por dia.
2. Gel
No caso do gel, ele deve ser aplicado sobre a área dolorida ou inflamada de 2 a 3 vezes ao dia, massageando por alguns minutos.
A quantidade total diária não deve ultrapassar 15 g por dia e o tratamento deve durar no máximo uma semana.
3. Xarope
É recomendado tomar uma dose de 0,5 mg/kg/dose, administrada de 3 a 4 vezes ao dia. Entretanto, a dose máxima não deve exceder 2 mg/kg.
É importante manter um intervalo mínimo de 4 horas entre as doses. Normalmente, o período de tratamento varia de 2 a 5 dias.
Leia também: Atenção: tomar remédio por conta própria pode agravar a dengue e levar a óbito
4. Supositórios de 100 mg
O supositório deve ser inserido na cavidade anal após uma adequada higienização das mãos.
A dose recomendada é de um supositório à noite e outro pela manhã. Não é recomendado exceder a dose máxima diária de 300 mg.
5. Em gotas
As gotas devem ser dissolvidas em quantidade suficiente de água filtrada e tomadas por via oral.
Posologia para adultos:
- 50 gotas a cada 6 ou 8 horas.
- Dose máxima diária recomendada: 300 mg (300 gotas).
Posologia para crianças:
- Crianças com idade entre 1 e 6 anos: 1 gota por kg a cada 6 ou 8 horas;
- Crianças com idade entre 7 e 11 anos: 25 gotas a cada 6 ou 8 horas;
A segurança e eficácia do uso do cetoprofeno em crianças com menos de 1 ano de idade ainda não foram estabelecidas cientificamente.
Leia também: Sintomas de dengue: confira os principais sinais da dengue para ficar atento
6. Solução injetável de 50 mg/mL
A administração do injetável deve ser feita por um profissional de saúde.
A dose recomendada é de 1 ampola por via intramuscular, de 2 a 3 vezes ao dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 300 mg.
O que você deve fazer em caso de superdosagem
Diante da urgência de aliviar a dor, é possível que a pessoa exceda a dose recomendada pelo médico, o que pode levar à superdosagem e intoxicação.
.
Isso pode resultar em sintomas como desatenção, fadiga, dificuldade de concentração, náuseas, vômitos e dor abdominal.
Por recomendação da Anvisa, caso ocorra qualquer reação adversa ou alérgica, é importante procurar assistência médica imediatamente.
Esquecei de tomar o remédio: o que fazer?
Tome o medicamento assim que lembrar, porém, se estiver perto do horário da próxima dose, aguarde até o horário regular para tomá-lo, conforme orientação médica e do farmacêutico.
Evite tomar doses adicionais para compensar a dose esquecida. Caso seja necessário, considere usar um alarme para ajudar a lembrar de tomar seus medicamentos.
Com informações de Anvisa e Drogasil