Com novas aparições de fugitivos e pistas encontradas, a força-tarefa inicia hoje o 20º dia de buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro.
Essa foi a primeira fuga registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.
As buscas estão concentradas na área rural de Baraúna, que faz divisa com o Ceará. Mais de 600 agentes de segurança, entre policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional, integram a operação para recaptura.
Está previsto que a equipe receba um reforço na terça-feira (5), com a chegada de um cão farejador da Polícia Penal do Mato Grosso, treinado para buscas em matas. Dois agentes acompanharão o animal.
O Secretário Adjunto de Administração Penitenciária do Mato Grosso, Jean Gonçalves, explicou que os policiais penais têm treinamento específico como rastreadores e batedores, contribuindo para a busca dos fugitivos.
O pedido é para que o cão permaneça nas buscas por 10 dias.
Durante esses 20 dias, a força-tarefa tem utilizado cães farejadores, drones com sensores térmicos, helicópteros e outros dispositivos tecnológicos sofisticados.
A busca se concentra na zona rural, e pistas confirmadas indicam a presença dos fugitivos nessa área.
Os moradores da região têm sua rotina alterada pelo medo, pois as pistas deixadas pelos fugitivos estão principalmente na zona rural das cidades de Mossoró e Baraúna.
A polícia anunciou uma recompensa de até R$ 30 mil por informações sobre o paradeiro dos fugitivos, com canais disponíveis para denúncias, incluindo ligação para o Disque-Denúncia, WhatsApp e e-mail.
Como aconteceu a fuga?
No dia 14 de fevereiro, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça escapam da Penitenciária Federal de Mossoró durante a madrugada, utilizando um método complexo que envolve retirada de luminárias, acesso a dutos e redes elétricas, corte de cercas e fuga para área rural.
No mesmo dia, invadem uma propriedade rural, furtando camisas, tênis e objetos pessoais. O ministro da Justiça afasta o diretor do presídio e nomeia um interventor.
Fonte: G1.
Confira também: