O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, revelou neste domingo (25) o público que se reuniu na Avenida Paulista, na capital São Paulo, para apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato pró-Bolsonaro teve maior parte do público centralizada no Masp, abrangendo pelo menos quatro quarteirões.
Alguns aliados do ex-presidente chegaram a afirmar que a manifestação contou com a presença de mais de um milhão de pessoas.
Confira a seguir o que disseram as autoridades.
Quantas pessoas na Avenida Paulista hoje? Saiba o que disseram as autoridades
O ato pró-Bolsonaro teve imagens aéreas divulgadas, que revelam ao menos quatro quarteirões ocupados por manifestantes.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o secretário Guilherme Derrite afirmou o seguinte:
..
Acompanhei os trabalhos das polícias Civil e Militar na Av. Paulista, empenhadas em garantir a segurança das pessoas, como tem sido nos grandes eventos. Não tivemos ocorrências relevantes, mesmo com um público de 750 mil pessoas na avenida e em todo o entorno. Parabéns, PM e PC.Guilherme Derrite - Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo
A Polícia Militar informou que não daria estimativa de público.
No entanto, um levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), apontou que a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu 185 mil pessoas, por volta das 15h, momento de maior concentração.
Capacidade da Avenida Paulista
Informações do Datafolha apontam que a avenida Paulista tem capacidade para mais de 1 milhão de pessoas, entre Consolação e Paulista.
Discursos no ato pró-Bolsonaro
Em discurso no ato deste domingo (25), Bolsonaro pediu anistia para os presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. "Anistia para os pobres coitados que estão presos em Brasília", declarou.
Além de Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, assim como o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, também discursaram.
Organizador e financiador do evento, o pastor Silas Malafaia também se referiu ao público.