O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a antecipação do Bolsa Família janeiro de 2024 na cidade do Rio de Janeiro, que teve sua situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal na última segunda-feira (15).
O Bolsa Família vai ser antecipado em janeiro?
A medida de antecipação dos pagamentos do Bolsa Família em janeiro será exclusiva para os beneficiários da capital fluminense.
Eles terão a oportunidade de sacar a parcela referente a janeiro no primeiro dia de transferências, que ocorre na quinta-feira (18), sem a necessidade de seguir o calendário escalonado conforme o Número de Identificação Social (NIS).
..
"Estamos integrados com autoridades do Rio de Janeiro acompanhando essa situação das enchentes. O presidente Lula determinou total apoio para as pessoas que precisam. Vamos antecipar o calendário do Bolsa Família, para os municípios com decreto de emergência",Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Além da capital fluminese, São João do Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu estão entre os municípios impactados pelas intensas chuvas que têm assolado o estado do Rio de Janeiro desde sábado (13).
O saldo trágico inclui onze óbitos e mais de 925 pessoas afetadas pelas tempestades, com quase 200 desalojados e uma pessoa desaparecida.
A Defesa Civil do Rio de Janeiro ampliou a lista de municípios em estado de alerta, incluindo:
- Mesquita;
- Nilópolis;
- Duque de Caxias;
- Teresópolis;
- Casimiro de Abreu;
- Saquarema;
- Armação de Búzios;
- Engenheiro Paulo de Frontin;
- Paracambi;
- Japeri;
- Seropédica;
- Mendes;
- Santa Maria Madalena;
- Bom Jardim;
- Santo Antônio de Pádua;
- Maricá;
- Quatís;
- Barra Mansa;
- e Vassouras.
Diante da situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal em tais municípios, o MDS implementa uma série de medidas especiais.
No que diz respeito ao Programa Bolsa Família, o MDS implementa um calendário unificado, garantindo a liberação das parcelas para todas as famílias beneficiárias do município afetado no primeiro dia do pagamento, dispensando a necessidade de seguir o escalonamento conforme o NIS.
Essas ações iniciais têm validade por dois meses e incluem também a autorização de saque sem a necessidade de cartão e documentos, especialmente para beneficiários que possam tê-los perdido, utilizando a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
.
Quer ficar por dentro das notícias sobre Bolsa Família, PIS e outros benefícios? Entre em nosso canal de whatsapp.