Após passarem por etapas cruciais para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os brasileiros tornam-se aptos a dirigir.
No entanto, após o primeiro ano com o documento em mãos, é necessário solicitar a substituição da CNH provisória, também conhecida como Permissão para Dirigir (PPD), pela CNH definitiva.
Como obter a CNH definitiva?
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oferece a possibilidade de requerer a CNH definitiva online ou em uma de suas unidades de atendimento, um dia após o vencimento da permissão.
Durante o processo de substituição do documento, os condutores podem utilizar a Permissão para Dirigir (PPD) por até 30 dias após o vencimento.
.
Quais documentos necessários?
Os documentos necessários para a solicitação incluem;
- Permissão para Dirigir (original)
- Comprovante de endereço recente em nome do motorista (emitido até três meses anteriores)
- Comprovante de pagamento da taxa do Detran (original ou cópia simples, se não constar no sistema).
Caso um procurador faça a solicitação, será necessário apresentar uma procuração original por instrumento público ou particular e um documento de identificação pessoal.
Qual valor da CNH definitiva?
A taxa para emissão e envio da CNH definitiva varia conforme o estado brasileiro.
Como solicitar a CNH definitiva online?
Para solicitar pela internet, o motorista deve criar ou acessar sua conta no site do Detran e responder a um questionário. Após isso, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH definitiva.
Para a solicitação presencial, é preciso agendar um atendimento em uma unidade do Detran, seguir com a entrega dos documentos, preenchimento de formulários e pagamento da taxa.
A CNH definitiva física será entregue no endereço cadastrado em até 14 dias após o término do processo. Porém, a versão digital estará disponível para download no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) três dias após a conclusão das etapas. A CNH digital possui o mesmo valor jurídico que a versão impressa.
Com informações da Auto Esporte.