O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a convocação dos candidatos excedentes do concurso para participar do curso de formação, marcando a segunda turma formada conforme a autorização concedida pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para chamar mais 250 aprovados para o cargo de técnico do seguro social.
A relação completa dos candidatos foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11. Consulte a listagem completa aqui.
Conforme indicado pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o curso está programado para janeiro.
O cronograma estabelece que a formação da segunda turma ocorrerá em Brasília, de 3 de janeiro de 2024 a 2 de fevereiro de 2024.
Durante o curso, os participantes receberão 50% da remuneração do cargo como auxílio financeiro.
Onde deve ser feita a matrícula?
A matrícula deve ser realizada exclusivamente pelo site do Cebraspe nos dias 11 e 12 de dezembro, mediante o envio da documentação especificada no edital de convocação.
O INSS busca a convocação de todos os excedentes do concurso, tendo encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação, e reforçado junto ao Ministério da Previdência, um pedido para a utilização de todos os candidatos excedentes do último concurso, que abrangeu vagas para técnico do seguro social, uma carreira de nível médio.
A autarquia aguarda aprovação presidencial para convocar todos os excedentes aptos a realizar o curso de formação, ou seja, os aprovados no concurso que não puderam ser convocados entre as vagas imediatas.
"O INSS solicitou ao MGI a convocação de mais 250 aprovados que compõem o cadastro de reserva (2.144). Os demais (1.894) dependem de decreto presidencial para serem convocados", explicou a autarquia.
Fonte: Extra.
Último Concurso do INSS
O último concurso do INSS ofertou mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Desses, os mil aprovados já foram convocados, deixando apenas os excedentes aguardando convocações.
A carreira de técnico do INSS apresenta uma remuneração inicial de até R$5.905,79, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Existe a possibilidade de um novo edital de concurso do INSS até junho de 2024, conforme confirmado pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi.
A estimativa é oferecer entre 650 e 660 vagas, com oportunidades para o cargo de perito médico.
A previsão inicial sugere que a seleção será destinada ao preenchimento de vagas em cidades distantes das capitais, visando suprir o déficit no país. Os aprovados deverão permanecer por pelo menos dez anos na localidade escolhida.
Quais são os requisitos?
Os requisitos para a carreira de perito médico federal incluem o nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina.
O vencimento inicial é de R$16.533,99, considerando salário base, auxílio alimentação e Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária.
Confira também: