Embora homens e cachorros compartilhem uma convivência longa, a linguagem corporal dos cães ainda permanece um mistério para muitas pessoas.
Já se questionou sobre o motivo pelo qual seu animal de estimação boceja ao se aproximar de você?
Em 1997, a treinadora canina Turid Rugaas publicou o livro "On Talking Terms with Dogs: Calming Signals".
Nessa obra, a norueguesa compilou mais de 30 sinais que os cães usam para indicar que não desejam brigar, incluindo o bocejo.
Para alguns cachorros, especialmente aqueles que não tiveram convívio com humanos ou foram abandonados precocemente, o bocejo pode ser uma forma de comunicar que "não desejam brigar".
Se o seu animal bocejar ao se aproximar, pode significar que suas ações não são agradáveis para ele. Portanto, se ele estiver se aproximando e começar a bocejar, interrompa o que estiver fazendo, e se ele quiser se aproximar, ele o fará.
Fonte: Perito Animal.
SIGNIFICADO DE AÇÕES DO SEU CACHORRO
Outros sinais de apaziguamento que talvez não sejam tão conhecidos incluem dar as costas, abaixar-se, cheirar o chão, lamber os lábios e o focinho, ou virar a cabeça para o lado e levantar uma patinha da frente.
Além disso, o bocejo canino pode ser explicado pela ansiedade e entusiasmo, semelhante ao chacoalhar dos pés humano em momentos de nervosismo.
Situações estressantes, como aulas de adestramento, também podem levar os pets a bocejar.
Uma explicação curiosa é o bocejo como um "sinal de simpatia". Quando um cão boceja, outro pode bocejar de volta, uma maneira de demonstrarem que estão confortáveis com a situação.
Claro que o "bocejo de sono" não pode ser ignorado, nesse caso, é aconselhável permitir que o animal descanse.
Confira também: