Uma inovação nos benefícios previdenciários é a introdução da perícia digital do INSS. Agora, o processo pode ser iniciado de forma simples pelo site ou aplicativo Meu INSS, exigindo apenas o envio da documentação médica que justifique a necessidade do procedimento.
Abaixo, confira o passo a passo para fazer a solicitação.
NOVO METÓDO
O INSS adotou um novo método que possibilita aos segurados requerer o benefício de incapacidade temporária por meio de análise documental, eliminando a necessidade de perícia presencial.
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PERÍCIA INSS: Confira como agendar a perícia digital do INSS
- Acesse o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo, e faça o login. Caso não tenha um login, é possível fazer o cadastro;
- Após fazer o login, clique na opção “Agendar Perícia”;
- Em seguida, você deverá selecionar o tipo de perícia que deseja agendar, sendo a opção mais comum a “Perícia Inicial”;
- Será exibida uma tela para confirmar se você possui os documentos médicos para anexar. No entanto, pelo menos até o momento, esse serviço pode não estar disponível. Caso não tenha essa opção, clique em “NÃO”;
- Prosseguindo, você deverá preencher seus dados pessoais;
- Após isso, informe seu CEP e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência;
- Uma lista de Agências de Previdência Social (APS) próximas à sua localização será apresentada. Escolha a que melhor lhe convir;
- Você será redirecionado para o Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade, onde poderá escolher a data mais próxima disponível na agência selecionada e agendar seu horário;
- Complete o preenchimento das informações necessárias;
- Compareça na data e horário agendados.