Os brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos gratuitos disponíveis na rede da Farmácia Popular.
Essa medida foi implementada pelo Ministério da Saúde, que também expandiu o número de farmácias credenciadas em todo o Brasil.
.
COMO FAÇO PARA RETIRAR O MEDICAMENTO?
Para retirar os medicamentos, os beneficiários precisam se dirigir a uma farmácia popular e apresentar a receita médica válida, além dos documentos de identificação, como RG e CPF.
O reconhecimento da vinculação do beneficiário ao Bolsa Família é feito automaticamente pelo sistema.
No caso de pacientes com deficiência, além dos documentos mencionados acima, é necessário apresentar prescrição médica, laudo ou atestado que indique a necessidade do medicamento, com a Classificação Internacional de Doenças (CID).
FRALDA E NOVOS MEDICAMENTOS
Além disso, a iniciativa contempla a oferta de fraldas geriátricas para casos de incontinência urinária, disponíveis na Farmácia Popular para pacientes com idade igual ou superior a 60 anos ou que apresentem deficiência.
Dentre os medicamentos agora gratuitos estão os destinados ao tratamento de dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares, além de produtos para o tratamento de asma, hipertensão, diabetes, anticoncepcionais e osteoporose.
O PROGRAMA
O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que busca complementar o acesso a medicamentos por meio de parcerias estabelecidas com farmácias e drogarias da rede privada. Isso permite que os cidadãos obtenham os medicamentos necessários nos locais credenciados.