PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Julgamento do piso salarial da enfermagem para desvincular a carga horária divulga voto de três ministros no STF

Saiba as modificações sugeridas pelos ministros deo STF na aplicaçao do piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 11/12/2023 às 9:43 | Atualizado em 11/12/2023 às 9:50
Notícia
X

O julgamento do piso salarial da enfermagem contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADI 7.222, que aborda o piso salarial da enfermagem, iniciou nesta sexta-feira (8).

O processo está sendo analisado em plenário virtual e está programado para encerrar no dia 18 de dezembro.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja quando Barroso suspendeu o piso salarial enfermagem no STF


PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: MODIFICAÇÕES SUGERIDAS POR BARROSO

O ministro Barroso propõe alterar o critério para o pagamento do piso salarial da enfermagem ao reduzir a carga horária considerada como parâmetro, de 44 horas semanais para 40 horas semanais.

Além disso, o relator sugere que, em casos de jornada inferior a 40 horas semanais, o valor do piso salarial da enfermagem a ser considerado deve ser reduzido proporcionalmente.

Anteriormente, essa parametrização era aplicada apenas a servidores públicos dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e aos profissionais que predominantemente atendem no SUS.

Barroso esclarece também que o piso salarial da enfermagem equivale à remuneração mínima, sendo avaliado com base na soma do vencimento do cargo com as verbas pagas de forma permanente.

Veja quando a CNSaúde questionou a viabilização do piso salarial enfermagem no STF:


PISO DA ENFERMAGEM PARA DIAS TOFFOLI E ALEXANDRE DE MORAIS:

Por sua vez, o ministro Dias Toffoli, cuja posição foi seguida por Alexandre de Moraes, sugere em seu voto que a implementação do piso salarial da enfermagem deve ocorrer de maneira regionalizada.

Isto é, por meio de negociação coletiva realizada em diferentes bases territoriais e nas respectivas datas-base. Caso o acordo não tenha êxito, ele propõe recorrer ao dissídio coletivo.

No que diz respeito à abrangência do piso salarial da enfermagem, Toffoli argumenta que se refere à remuneração global, não ao vencimento-base, representando o valor mínimo a ser pago com base na jornada de trabalho completa.

A redução proporcional do piso salarial da enfermagem em casos de carga horária inferior a 44 horas semanais também é apoiada pelos representantes.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRAZO DEFINITIVO para SETOR PRIVADO:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor