CNH SUSPENSA

Veja quantos pontos podem te fazer perder a carteira de motorista

Além de pagar um compensação financeira para pagar a multa, motorista pode perder sua licença

Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 29/11/2023 às 20:17
Confira o limite de pontos para perder a CNH. - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um cuidado que todos os motoristas precisam ter é respeitar as leis de trânsito, afinal qualquer derrapagem feita, o condutor deverá tomar uma multa com um alto valor a ser pago. Mas além de mexer no financeiro, burlar o que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro, pode render penalidades graves como a cassação da licença do condutor.

O limite máximo que um motorista pode ter é 40 pontos, o que ainda não o fará perder a carteira, porém esse número pode variar, dependendo das infrações cometidas.

Nesta matéria você irá conferir a pontuação máxima permitida para que sua habilitação não seja suspensa.

Com quantos pontos pode perder a CNH?

Desde 2021, o limite de pontos permitidos para permanecer com a habilitação passou para 40 pontos, porém isso irá depender da gravidade das infrações cometidas no período de um ano. De acordo com o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, o limite atual é de 20 pontos, para quem comete duas ou mais infrações consideradas gravíssimas. 30 pontos para quem já tenha uma infração gravíssima, ou 40 para quem não conste nada grave em seu prontuário.

As penalizações variam de acordo com a gravidade das infrações, e o número de cada punição, pode adiantar a suspensão da CNH

Ou seja, caso o motorista comete três infrações gravíssimas, ele acumulará 21 pintos, automaticamente tendo a CNH suspensa.

Quanto tempo a CNH fica suspensa?

Caso o motorista atinja alguns dos limites citados, sua licença para dirigir será suspensa, como consta no artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, podendo chegar a 18 meses em casos de reincidência.

Exemplos de infrações gravíssimas

Exemplos de infrações graves

Exemplos de infrações médias

Exemplos de infrações leves

Informações: Revista Carro**

Tags

Autor

Webstories