Em outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde para o primeiro tratamento sistemático da alopecia areata, uma condição autoimune que desencadeia a queda de cabelo.
Com a aprovação, o medicamento Baricitinibe, também conhecido como Olumiant, agora pode ser administrado em adultos com casos graves da doença e já está disponível para uso.
BARICITINIBE VALOR E BENEFÍCIOS PARA ALÉM DA QUEDA DE CABELO
A fabricante, Eli Lilly do Brasil, divulgou que a dose de 4 mg do remédio para queda de cabelo possui um preço máximo ao consumidor (PMC) de R$ 5.648,25, excluindo impostos.
Entretanto, em farmácias online, é provável que o preço de varejo seja mais elevado.
O Baricitinibe, além do combate à alopecia, foi aprovado como o primeiro medicamento para tratar a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) no início deste ano.
Além disso, já possui registro para tratar artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.
EM QUANTO TEMPO O REMÉDIO APRESENTA RESULTADO PARA QUEDA DE CABELO?
A eficácia do medicamento para a queda de cabelo, em estudos realizados pelo FDA, a agência de saúde dos EUA, mostraram resultados promissores.
Uma pesquisa revelou que pelo menos 80% dos pacientes apresentou cobertura capilar adequada no couro cabeludo após 36 semanas de tratamento com Olumiant.
Outra análise indicou que 22% dos pacientes que receberam 2 miligramas do remédio e 35% dos que receberam 4 miligramas alcançaram cobertura adequada do couro cabeludo, tratando a queda de cabelo, em comparação com apenas 5% dos pacientes que receberam placebo para alopecia.