A contagem regressiva para o retorno de Ja Morant aos duelos do Memphis Grizzlies está chegando ao fim. É previsto que o armador volte às quadras na partida do dia 19 de dezembro, diante do New Orleans Pelicans, depois de 25 jogos suspenso.
Relembrando o caso, o jogador de 24 anos primeiramente foi suspenso de oito jogos por aparecer em uma transmissão ao vivo no Instagram segurando uma arma de fogo, em uma boate em Denver. Alguns meses depois, circulou pela internet um vídeo de Ja mais uma vez portando uma arma, resultando em suspensão severa de 25 jogos devido a conduta prejudicial à NBA.
Em comunicado anunciado sobre a decisão, Adam Silver, comissário da NBA, deixou claro que, antes de seu retorno, ele seria obrigado a cumprir um programa de abordagem direta às circunstâncias que o levaram a repetir esse comportamento destrutivo.
Com poucas partidas restantes de suspensão, Silver confirmou que pretende conversar em particular com Ja Morant, mas o papo aparenta ser mais de checagem do que punitivo ou de exigências, de acordo com as palavras do próprio comissário. “Tenho monitorado esta situação de perto. Pretendemos fazer um check-in diretamente esta semana. Ja e eu”, afirma Silver.
Ainda segundo o comissário, o jogador tem cumprido com o que lhe foi exigido nesse período, mantendo contato regular entre sua equipe e o escritório da NBA. “Nós, juntos, traçamos um programa para ele nas últimas semanas. Até onde sei, ele cumpriu tudo o que lhe foi solicitado. Como eu disse, conversaremos pelo menos uma vez esta semana antes que ele volte e garantiremos que as condições para que ele tenha sucesso no futuro”, completa Adam Silver.
Sem Morant até então, o Memphis Grizzlies tem uma das piores campanhas da Liga, ocupando a 14ª colocação da Conferência Oeste com seis triunfos e 17 derrotas, vindo com sequência de três seguidas. Encara o Houston Rockets nesta quinta-feira (15), às 22h do horário de Brasília.