Começou o Mundial de Clubes da Fifa de 2023! Nesta terça-feira (12), às 15h, horário de Brasília, Al-Ittihad e Auckland City no Estádio Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, pela fase de Play-off.
O vencedor garante vaga nas quartas-de-final da competição contra o Al Ahly, do Egito, duelo que definirá o adversário do Fluminense.
AL-ITTIHAD QUER O TÍTULO DO MUNDIAL DE CLUBES
Jogando em casa e representando o país sede, o Al-Ittihad disputará o segundo mundial de sua história, voltando à competição depois de 18 anos, quando foi derrotado para o São Paulo na semifinal.
Com o altíssimo investimento presente no futebol saudita somado à melhora de desempenho das equipes do Oriente Médio nos últimos anos (Al Hilal foi vice em 2022), a equipe de Jidá chega para a edição de 2023 no mesmo patamar de favoritismo que Fluminense e León, do México, ficando abaixo apenas o grande favorito Manchester City.
O prestígio do atual campeão saudita se justifica, também, pelos nomes de grande prestígio mundial que conta em seu elenco, a começar pelo treinador argentino Marcelo Gallardo, ex-River Plate.
Dentro do campo, o maior protagonista é o atacante francês Karim Benzema, ex-Real Madrid e cinco vezes campeão mundial com a camisa do clube espanhol.
Além dele, o francês N'Golo Kanté, ex-Chelsea e campeão da Copa do Mundo de 2018, e os brasileiros Fabinho, ex-Liverpool e que disputou a Copa 2022 pela Seleção Brasileira, Romarinho, ex-Corinthians e campeão em 2012, e Marcelo Grohe, ex-Grêmio e vice-campeão de 2017, estão entre os nomes mais conhecidos.
Um esquadrão de muitíssimo respeito e que, como dito, acima, pode sim estar no caminho do Fluminense, na semifinal, na próxima segunda-feira, dia 18.
TRANSMISSÃO AO VIVO DE AL-ITTIHAD X AUCKLAND CITY
Al-Ittihad x Auckland City terá transmissão ao vivo do Sportv, na tv fechada, da CazéTV, no YouTube e pelo streaming oficial da Fifa, o Fifa+.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DE AL-ITTIHAD X AUCKLAND CITY
- AL-ITTIHAD: Marcelo Grohe; Alshanqiti, Hawsawi, Hegazy, Bamsaud; Kante, Fabinho; Alamri, Coronado, Jota; Benzema - Marcelo Gallardo
- AUCKLAND CITY: Tracey; Vale, Mitchell, Lee, Lobo; Garriga, D. Heijer, Howieson, Ilich, Manickum; Kilkolly - Albert Riera
CHAVEAMENTO DO MUNDIAL DE CLUBES 2023
A competição conta com 7 participantes, sendo os 6 campeões continentais da última temporada e um representante do país-sede, no caso o Al-Ittihad, atual campeão saudita.
- Fluminense (Brasil) - Campeão da Libertadores 2023
- Manchester City (Inglaterra) - Campeão da UEFA Champions League 2022/23
- Al Ahly (Egito) - Campeão da Liga dos Campeões da CAF (África) 2022/23
- Urawa Red Diamonds (Japão) - Campeão da Liga dos Campeões da AFC (Ásia) 2022/23
- León (México) - Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf (América do Norte e Central) 2022/23
- Auckland City (Nova Zelândia) - Campeão da Liga dos Campeões da OFC (Oceania) 2022/23
- Al Ittihad (Arábia Saudita) - Campeão do Campeonato Saudita 2022/23 / Representante país sede
CHAVEAMENTO DO MUNDIAL DE CLUBES
A competição conta com quatro fases, sendo elas o Play-off, as quartas-de-final, a semifinal e a final.
Os times da América do Sul e Europa, como já tradicionalmente estabelecido, estreiam na semifinal, onde enfrentarão os vencedores do chaveamento correspondente, confira.
PLAY-OFF (12 de dezembro)
- Al-Ittihad x Auckland City
QUARTAS-DE-FINAL (15 de dezembro)
- Al Ahly x Al-Ittihad OU Auckland City
- León x Urawa Red Diamonds
SEMIFINAL (18 e 19 de dezembro)
- Fluminense x Al Ahly OU Al-Ittihad OU Auckland City
- Manchester City x León OU Urawa Red Diamonds
FINAL E DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR (22 de dezembro)