Um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, o Santos pode passar pelo pior capítulo de sua história nesta quarta-feira (6) com um eventual rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o primeiro em 111 anos de história.
O Peixe entra em campo na Vila Belmiro, às 21h30, horário de Brasília, contra o Fortaleza, já sem mais pretensões na competição, e depende apenas de si para escapar da segundona.
Em 15° lugar com 43 pontos, o Santos é o melhor colocado entre os três times que ainda podem ser rebaixados e figura à frente do Vasco, 16° colocado com 42 pontos, e do Bahia, que começa a rodada no Z4, em 17° com 41 pontos.
Apesar da vantagem, a situação do alvinegro praiano não é tão confortável quanto parece e o Santos pode ser rebaixado mesmo com um empate diante do Fortaleza.
EMPATE PODE REBAIXAR O SANTOS; ENTENDA COMO
Embora apareça à frente de seus rivais na pontuação, o Santos não leva vantagem nos critérios de desempate, aparecendo com as mesmas 11 vitórias de Bahia e de Vasco e com grande desvantagem no saldo de gols, com -24 gols contra -6 dos baianos e -11 dos cariocas.
Isso implicar em dizer que um empate pode rebaixar o Peixe.
Isso acontece se combinado com vitória de Bahia e Vasco.
Nesse cenário, o Santos chegará aos mesmos 44 pontos do Bahia, mas ficaria atrás no número de vitórias, ficando atrás também do Vasco, que chegaria aos 45 pontos.