PÁSCOA

Sexta-feira Santa: qual é a origem e significado? Veja o que não pode fazer

Ao longo do tempo, a maneira de recordar os últimos passos de Jesus na Terra durante a Semana Santa, incluindo a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, passou por mudanças significativas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 28/03/2024 às 3:01
Notícia
X

Nas familias católicas mais tradicionais, a Sexta-feira Santa é o dia certo de comer peixe. Apesar de muitos adorarem a tradição, nem todo mundo sabe o significado ou a origem por trás disso.

O que se sabe é que a Sexta-feira Santa é ligada ao domingo de Páscoa, as datas são vistas de formas diferentes para cristãos e judeus:

Para os cristãos

A Sexta-feira Santa é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus.

Já para os judeus

É celebrado apenas a Páscoa, também chamado de "Pessach", o feriado relembra a liberação do povo judaico da escravidão do Egito.

Como surgiu a Sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa está dentro da Semana Santa, onde os católicos relembram e celebram a última semana de Jesus. A ordem é a seguinte:

Domingo de Ramos: o domingo anterior da Páscoa, marcada pela entrada de Jesus em Jerusalém;
Quinta-feira: é o dia da Última Ceia de Jesus, quando ele lavou os pés dos discípulos;
Sexta-feira: houve a crucificação
Sábado de Aleluia: marcado pela espera da ressurreição de Jesus Cristo;
Domingo: é a ressurreição

Vale salientar que Jesus era judeu, logo, celebrou a Páscoa dentro da ótica judaica. É a partir de Jesus Cristo que a tradição da Semana Santa inicia.

Ao longo do tempo, a maneira de recordar os últimos passos de Jesus na Terra durante a Semana Santa, incluindo a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, passou por mudanças significativas. Inicialmente, os primeiros cristãos costumavam celebrar todos esses eventos de uma vez, no domingo, como a própria Páscoa. Contudo, a partir do século IV, os cristãos em Jerusalém optaram por separar as celebrações. Foi assim que surgiram as primeiras organizações no calendário da Semana Santa, seguindo o padrão que conhecemos hoje.

Anualmente, a data do domingo de Páscoa - e, consequentemente, da Sexta-feira Santa - varia. Isso ocorre devido à associação da data com eventos naturais. Para entender o cálculo da data da Páscoa, é necessário considerar diversos fatores que determinam sua ocorrência em um determinado ano.

Com informações do UOL

Tags

Autor