PÁSCOA

É pecado comer carne na Sexta-feira Santa? Saiba porque evitam comer carne neste dia

Entenda porque a Igreja Católica recomenda trocar a carne pelo peixe.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 28/03/2024 às 4:00
Notícia
X

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência, que acontece entre o Carnaval e a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica faz algumas recomendações aos fiéis. Entre elas, está o consumo de carne vermelha.

  • Por que essa tradição existe?

A resposta está nas escrituras sagradas do cristianismo e nas práticas religiosas que perpassam há séculos, ligadas a honrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Em 2024, a Quaresma iniciou em 14 de fevereiro e segue até 28 de março. A Sexta-feira Santa, que representa o dia da morte de Cristo, cai no dia 29 de abril, com a Páscoa - representando a data da ressurreição de Jesus - será no domingo, dia 31.

Por que não pode comer carne e por que peixe pode?

O hábito de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, conforme a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ligada à Igreja Católica.

O peixe se torna uma alternativa permitida durante o jejum, porque é considerado um alimento simples e mais humilde do que a carne vermelha, além de ser abundante em diversas regiões.

Além disso, a tradição cristã traz o peixe pela simbologia, porque é associado aos milagres de Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes.

Outra argumentação que difere a carne vermelha do peixe é o fator de que os últimos seres animais são de sangue-frio.

Quando o jejum é obrigatório?

Jejuar torna-se obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa.

A igreja ainda diz que a carne vermelha deve ser evitada nas sextas-feiras da Quaresma.

Isso não significa que não pode ficar sem comer. O jejum é indicado para as pessoas de 18 a 58 anos e representa fazer apenas uma refeição completa ao longo do dia, até a saciedade.

Também é possível optar por comer carne, mas fazer outros jejuns. Neste período, pode ser feito a privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados, caros ou da preferência de cada um.

Com informações do UOL

Tags

Autor