7 exercícios de alongamento: saiba como alongar em casa
Muitas pessoas negligenciam os exercícios de alongamento, mesmo aquelas com uma vida ativa e prática de atividade física.
No entanto, é um erro que pode ter consequências. Contrariando a ideia de ser uma prática complexa, dedicar alguns minutos diários para o alongamento é suficiente. Confira alguns a seguir.
7 exercícios de alongamento
1. Peitoral e ombros
Sente-se na cadeira, incline o tronco para frente e coloque os braços para trás, apoiando as mãos nas laterais da cadeira com os cotovelos estendidos.
2. Pescoço
Esteja sentado ou em pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, com os cotovelos apontando para a frente. Incline o pescoço para frente até que o queixo toque o peito.
3. Lateral do corpo
Para este alongamento, sente-se com o tronco ereto. Estenda o cotovelo direito, levante o braço sobre a cabeça em direção ao lado esquerdo.
Retorne à posição inicial e repita com o outro lado: braço esquerdo para a direita. Incline sutilmente o corpo para o lado do braço estendido, mantendo a postura da coluna.
4. Lateral do pescoço
Um exercício clássico. Esteja de pé ou sentado, mantenha uma postura correta. Use as mãos para inclinar suavemente o pescoço para um lado e, em seguida, para o outro.
5. Glúteo e lombar
Sente-se com as pernas cruzadas, permitindo que um pé toque o joelho oposto. Apoie as mãos nos joelhos e incline-se suavemente em direção à perna cruzada para um eficaz exercício de alongamento.
6. Posterior de coxa
Sente-se na ponta da cadeira, estenda uma perna para frente e incline-se na direção da perna estendida. Mantenha o pé apontado para cima e, se necessário, apoie as mãos nas coxas para mais equilíbrio.
7. Costas, peitoral, braços e pernas
Fique em pé, incline-se para a frente, apoie as mãos em uma superfície fixa (como mesa ou cadeira), mantendo a coluna reta, os glúteos para trás e o peito em direção ao chão.