SINTOMAS DE DIABETES: quanto de glicose é considerado diabetes? Confira
O diabetes é uma doença crônica em que o organismo tem dificuldade em processar a glicose, levando a um aumento nos níveis de açúcar no sangue, conhecido como glicemia.
Esse acúmulo de glicose no sangue, chamado hiperglicemia, é o que define o diabetes.
Quais os sintomas?
A pré-diabete é um problema sério porque geralmente não apresenta sintomas. Em casos raros, a pessoa pode notar o escurecimento da pele em dobras como virilhas, axilas e pescoço, conhecido como acantose.
A detecção da pré-diabetes muitas vezes ocorre ao medir a glicemia, onde valores entre 100 e 125 mg/dl indicam a condição. É recomendável que pessoas com 45 anos ou mais façam testes regulares de glicemia.
Aqueles com idade inferior, mas com fatores de risco, como hipertensão, histórico familiar de diabetes tipo 2, diabetes gestacional, ovário policístico e excesso de peso, também devem realizar os testes.
Os sintomas mais recorres do diabetes são:
Cansaço e falta de energia, fome frequente, perda de peso, visão embaçada, infecções frequentes, dificuldade de cicatrização, mau hálito e vontade de urinar com frequência.
Em que momento ela se torna diabete de fato?
Quando a glicose atinge 126 mg/dl ou mais, a pré-diabete se transforma em diabete. Isso geralmente ocorre em um período de três a dez anos, dependendo dos hábitos de vida.
No estágio de pré-diabete, é possível reverter a condição com ajuda profissional e tratamento adequado. No entanto, quando o diabete se torna crônico, não há cura.
Nesse caso, o controle da doença é feito através de medicamentos diários e/ou aplicação de insulina.