É ruim lavar o cabelo todos os dias? Saiba o que dizem os especialistas em cabelo

Nos cuidados com as madeixas muita gente se pergunta: "É ruim lavar o cabelo todos os dias?". A ciência tem uma resposta! Confira aqui o que os especialistas em cabelo dizem sobre a frequência na lavagem dos fios.

Segundo Brendan Camp, dermatologista ouvido pelo site norte-americano Byrdie, não há como afirmar categoricamente que é ruim lavar o cabelo todos os dias. A frequência de lavagem depende de fatores pessoais.

Pessoas com o couro cabeludo oleoso podem necessitar de intervalos menores entre as lavagens. O contrário acontece com pessoas com couro cabeludo seco. Contudo, lavar o cabelo todos os dias não é benéfico.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Nosso couro cabeludo possui bilhões de bactérias boas que ajudam na manutenção do pH ideal para a nossa pele. Lavar as madeixas todos os dias ou com shampoos muito abrasivos causa danos a este microbioma.

Quando isso acontece, bactérias ruins tomam conta do couro cabeludo e podem provocar o aumento na produção de sebo, além de inflamações na pele.

De uma maneira geral, recomenda-se não lavar o cabelo todos os dias, a não ser em casos no qual o couro cabeludo seja extremamente oleoso.

Para Dominic Burg, biólogo ouvido pelo Byrdie, deve-se lavar o cabelo entre duas ou três vezes por semana. Essa frequência é suficiente para remover o excesso de sebo e manter o couro cabeludo saudável.

Caso você sinta que precisa de uma frequência maior de lavagem, a dica é optar por shampoos pouco abrasivos e com componentes hidratantes. Esses produtos promovem uma limpeza mais delicada do couro cabeludo.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Em suma, o segredo está em encontrar o equilíbrio na frequência de lavagem. Pois, demorar demais para lavar o cabelo também pode causar problemas, como deixar o couro cabeludo muito oleoso e com um odor desagradavel.

Aviso

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui uma consulta médica. Sempre busque orientação de um profissional de saúde qualificado.

Fontes:

Ler Mais

Clique em LER MAIS e conheça os 5 alimentos que causam espinhas

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”