"O governo Lula está no pior momento de relação com o Congresso", diz diretor da Quaest

Levantamento do Instituto mostra que, apesar de alinhamento pontual em temas econômicos, há desacordo nas pautas sociais e divisão sobre taxações

Publicado em 03/07/2025 às 13:15
Google News

A relação entre o governo federal e a Câmara dos Deputados atravessa seu momento mais delicado, segundo Guilherme Russo, diretor de inteligência do Instituto Quaest.

Em entrevista concedida ao Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, ele avaliou que a piora na articulação política tem impacto direto na capacidade de aprovação de pautas prioritárias do Executivo.

“O governo Lula está no pior momento de relação com o Congresso”, afirmou Russo, ao comentar os resultados da pesquisa feita com deputados federais.

A análise vem após a divulgação de pesquisa feita pela Genial/Quaest , que ouviu deputados federais sobre propostas em tramitação.

O levantamento mostra que 88% dos deputados são favoráveis à ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

.

Desalinhamento em temas centrais da agenda econômica

A mesma pesquisa revela que o Congresso está dividido sobre a taxação de super-ricos, medida defendida pelo governo para compensar a renúncia fiscal com a isenção do IR.

Segundo os dados, 46% dos deputados se posicionam contra a proposta, enquanto 44% são favoráveis.

“A gente vai aumentar a isenção do Imposto de Renda, mas quem vai pagar essa conta?”, questionou Russo. “O governo quer taxar super-ricos, o Congresso não está alinhado.”

Outro exemplo de desalinhamento é a proposta de extinção da escala de trabalho 6x1, que tem apoio popular, mas enfrenta resistência entre os parlamentares.

Tendência é de reaproximação, apesar das tensões

Para Russo, o desgaste entre Executivo e Legislativo se agravou com a derrubada do decreto que zerava o IOF, mas a tendência é de retomada do diálogo após o recesso.

A avaliação do governo entre os deputados piorou desde 2023, especialmente entre os que se declaram independentes.

“A tendência é encontrar um equilíbrio. O equilíbrio de encontrar alguma forma de paz para ambos os lados conseguirem, de certa forma, ter vitória", afirmou.

Acompanhe a Rádio Jornal ao vivo

Tags

Autor