VEÍCULOS

Carros Elétricos: Veja os desafios dos carros elétricos em climas extremos

Calor intenso e chuvas fortes podem prejudicar carros elétricos

Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 19/02/2024 às 12:05 | Atualizado em 19/02/2024 às 13:47
Carro elétrico sendo carregado - FREEPIK

Carros elétricos têm se tornado uma tendência no futuro, ainda mais com modelos de valores mais acessíveis chegando no mercado já a partir dos próximos meses. Mas, diferente dos veículos mais convencionais, os carros elétricos ainda passam por dificuldades para se firmar em climas extremos.

De toda forma, com os avanços tecnológicos, os carros elétricos continuam a evoluir, adaptando-se para oferecer desempenho consistente e segurança em todas as condições. Confira na matéria os desafios dos carros elétricos no calor intenso e nas fortes chuvas.

Sucesso de Vendas dos carro elétricos no Brasil vai exigir estrutura de mais robusta para abastecimento - Divulgação

Calor intenso e seus efeitos nos carros elétricos

No ardor do verão, os carros elétricos, como qualquer dispositivo eletrônico, podem enfrentar desafios únicos. O calor excessivo, especialmente em regiões com climas escaldantes, pode influenciar significativamente o desempenho desses veículos inovadores. Uma das preocupações são as baterias.

Espinha dorsal dos carros elétricos, as baterias são particularmente sensíveis à temperatura. Em meio ao calor intenso, as baterias podem perder eficiência e ter sua vida útil reduzida. A degradação acelerada das células da bateria pode impactar diretamente a capacidade de armazenamento de energia, resultando em uma autonomia reduzida durante os meses quentes.

Soluções e Precauções:

Sistemas de Refrigeração da Bateria:

Estacionamento à Sombra:

Pré-condicionamento:

Carros elétricos da chinesa BYD já vendem mais que os da americana TESLA, de Elon Musk - Divulgação

Carros Elétricos em Condições de Chuva:

Outra preocupação frequente é a viabilidade de recarregar um carro elétrico durante períodos chuvosos. Felizmente, a resposta é afirmativa na maioria dos casos. No entanto, é fundamental considerar precauções extras para garantir a segurança durante o processo de carregamento em ambientes úmidos.

Segurança Durante a Recarga na Chuva:

Utilize Equipamentos à Prova d’Água:

Certifique-se de que tanto o carregador quanto a tomada do veículo são à prova d’água, prevenindo riscos de choques elétricos ou danos.

Evite Contato Direto com Água:

Apesar da resistência à água, é prudente evitar o contato direto sempre que possível durante o processo de carregamento.

Verificação Regular do Cabo:

Assegure-se de que o cabo de carregamento não apresenta danos, prevenindo possíveis curtos-circuitos ou falhas elétricas.

Fonte: Olhar Digital.

Tags

Autor

Webstories