O Diretório Estadual de Trânsito (Detran) está planejando disponibilizar cerca de sete mil vagas para o Programa CNH Social 2024.
De acordo com o diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, a primeira etapa está prevista para ser lançada nos primeiros meses deste ano, com 3.500 vagas destinadas a indivíduos interessados em obter a carteira de motorista de forma gratuita.
O diretor explicou que os editais ainda estão em preparação, porém, as sete mil vagas serão distribuídas em duas fases: a primeira fase contará com 3.500 vagas, enquanto a segunda fase também terá 3.500 vagas disponíveis.
As vagas são direcionadas para pessoas de baixa renda e inscritas em programas de benefícios sociais que tenham interesse em obter a carteira de motorista. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A lista final dos selecionados para se matricularem no programa será divulgada no site oficial do Detran-ES.
Quem pode participar da CNH gratuita do Espírito Santo?
Poderão participar da CNH gratuita os candidatos que cumprem os seguintes critérios:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
- Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
- Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Como se inscrever na CNH Social?
Ainda não há data confirmada para a abertura das inscrições da CNH Social do Espírito Santo. Porém, o passo a passo para se inscrever, quando as vagas forem abertas, consiste em:
- Acessar o site do Detran-ES;
- Entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal;
- Inserir as informações pessoais solicitadas.
Vale destacar que todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá também selecionar a categoria desejada, dentre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para aqueles que ainda não possuem habilitação.
Para aqueles que já possuem carteira de motorista, as opções incluem Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (por exemplo: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (por exemplo: caminhão e carreta).
É importante destacar que, após a inscrição, não será possível modificar a categoria selecionada.
Esta matéria contém informações do site Tempo Novo.