CNH

CNH Gratuita: Detran anuncia 7 mil vagas para carteira de habilitação grátis; saiba mais

Saiba detalhes sobre a abertura da CNH Social

Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 27/02/2024 às 10:59
Idoso na direção com CNH motorista habilitado - Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

O Governo do Espírito Santo está preparando cerca de sete mil vagas para o Programa CNH Social 2024, administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Nos primeiros meses deste ano, a 1ª fase do programa será lançada, disponibilizando 3.500 vagas para indivíduos interessados em obter a carteira de motorista gratuitamente. Esta informação foi divulgada pelo diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira.

Segundo o diretor, os editais ainda estão sendo preparados, porém as sete mil vagas serão distribuídas em duas etapas: a primeira fase compreenderá 3.500 vagas, e a segunda fase também oferecerá 3.500 vagas.

Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro).

Para aqueles que já possuem habilitação, será possível adicionar as categorias A ou B, além da possibilidade de alterar para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Quem pode participar?

Os requisitos para participar do programa da CNH Social são:

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A seleção dos candidatos é conduzida de forma eletrônica, sem intervenção humana, seguindo os critérios estabelecidos pelo programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios candidatos no Cadastro Único (CadÚnico).

Essa seleção leva em consideração critérios como menor renda per capita, maior número de membros na família, conclusão do Ensino Fundamental, status de beneficiário do Bolsa Família e ordem de inscrição por data e hora.

A lista final dos candidatos selecionados para a matrícula no programa será disponibilizada no site do Detran-ES.

Inscrições

As inscrições ainda não estão em andamento. As vagas serão abertas apenas após a divulgação do edital pelo Governo do Estado.

Após esta etapa, o candidato deverá:

No último edital, a divisão das vagas ocorreu da seguinte maneira: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. 

Com informações do Jornal Tempo Novo.

Tags

Autor

Webstories