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Carteira de Trabalho Digital: Saiba como tirar carteira de trabalho online

A emissão da carteira de trabalho em papel é restrita a funcionários contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 05/01/2024 às 17:49
Onde ver o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital? Veja passo a passo - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A emissão da carteira de trabalho física foi descontinuada para a maioria dos trabalhadores, sendo totalmente substituída pela versão digital, cujo processo de emissão é realizado de forma integralmente online.

A emissão da carteira de trabalho em papel é restrita a funcionários contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais.

Com a versão digital, o trabalhador precisa apenas fornecer o número de CPF ao empregador, eliminando a necessidade de informar o número do PIS (Programa de Integração Social).

O registro do contrato de trabalho é realizado pela empresa contratante.

O PIS é atualmente utilizado para o pagamento de benefícios sociais do governo federal e pode ser consultado por meio dos aplicativos do INSS e do FGTS, nas agências da Caixa Econômica Federal, através do site do CadÚnico ou utilizando o Cartão Cidadão.

Como tirar a carteira de Trabalho Digital?

Funcionários contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais que desejam solicitar a versão física do documento devem agendar por e-mail, seguindo o padrão de endereço (trabalho.uf@economia.gov.br), substituindo "uf" pela sigla de seu estado.

Por exemplo, em São Paulo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.

Como solicitar a versão física?

Para solicitar a versão física, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Estrangeiros também devem apresentar

Quem possui a versão física não deve se desfazer dela, pois a carteira de papel ainda é válida para registros trabalhistas anteriores a 2019.

Fonte: Exame.

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