CIN

Agendamento da nova carteira de identidade nacional: Saiba como marcar para tirar documento

Prazo para que os estados comecem a emitir a CIN, substituta do RG, termina nesta quinta (11/01); cidadãos têm até 10 anos para realizar a troca

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 10/01/2024 às 18:33 | Atualizado em 11/01/2024 às 8:57
Notícia
X

O prazo final para a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG, é nesta quinta-feira (11) de janeiro.

Embora seja obrigatória para todos os brasileiros, a emissão do documento, anunciada em 2022, não requer ação imediata. Os cidadãos têm até 10 anos para realizar a substituição.

A Carteira de Identidade Nacional - CIN, recentemente introduzida, promete transformar a forma como os cidadãos são identificados. A emissão desse documento segue agora um padrão nacional, proporcionando um número único para todas as unidades federativas.

AGENDAMENTO DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL: COMO MARCAR PARA TIRAR DOCUMENTO?

A solicitação do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

No entanto, esses institutos, em determinados momentos, realizam mutirões de cidadania para facilitar a emissão da Carteira de Identidade.

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL TERÁ CUSTOS?

Não. A emissão da primeira via da Nova Carteira de Identidade Nacional e as renovações são isentas de taxas, seguindo a prática já adotada com outros documentos.

Entretanto, conforme informado pelo Ministério da Gestão e da Inovação, para a emissão de uma segunda via, será aplicada uma taxa, variável de acordo com a tabela estabelecida por cada unidade federativa.

.

Tags

Autor