Zagallo

Morre Zagallo aos 92 anos; Veja qual foi a causa da morte e outras informações

Zagallo morreu aos 92 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 06/01/2024 às 0:35 | Atualizado em 06/01/2024 às 1:57
X

O futebol brasileiro perdeu um de seus maiores ícones na madrugada deste sábado (6). Mário Jorge Lobo Zagallo, conhecido como Zagallo, morreu aos 92 anos. O ex-jogador e técnico era natural de Alagoas, tendo nascimento em 9 de agosto de 1931. Contudo, ele foi morar no Rio de Janeiro com um ano.

Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos da história do esporte. Ele foi campeão mundial como jogador em 1958 e 1962, e como técnico em 1970. Além disso, ganhou outra Copa como auxiliar em 1994, sendo a única pessoas a vencer 4 Mundiais.

.

Zagallo ainda foi finalista da Copa do Mundo de 1998, sendo vice-campeão. Comandou ainda o Brasil no Mundial de 1974. Ainda fez parte da comissão da seleção brasileira em 2006.

Por conta de suas façanhas, Zagallo tem o título de Ordem de Mérito da Fifa.

A morte foi comunicada pela família. A causa da morte não foi revelada de maneira oficial. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Comunicado

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa."

Relembre a carreira de Zagallo

Zagallo jogador e técnico

Além da seleção brasileira, Zagallo foi um jogador histórico no futebol nacional, tendo vestido a camisa do Flamengo e a do Botafogo. Ele foi campeão nos dois clubes. 

Como treinador, além do Brasil, treinou inúmeros clubes, como o quarteto do Rio de Janeiro - Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense. Além disso, se aventurou pelo Oriente Médio, sendo um dos pioneiros na Arábia Saudita, por exemplo. 

Com sua personalidade forte, colecionou frase de efeito. Na seleção, ficou marcado pela expressão "vocês vão ter que me engolir" dada após o título da Copa América de 1997. Ainda ficou marcado pela superstição com o número 13, que sempre aparecia nas suas entrevistas.

Tags

Autor