ANSIEDADE

Conheça 6 mitos e verdades sobre ansiedade

Entenda as principais informações sobre a ansiedade, segundo especialista

Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 29/12/2023 às 10:43 | Atualizado em 29/12/2023 às 10:43
Uma em cada três pessoas, ao longo da vida, vai ter sintoma significativo de ansiedade, a ponto de preencher critérios diagnósticos - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras. Em muitos casos, a ansiedade é uma parte normal da vida e pode até mesmo ser útil, pois pode motivar as pessoas a lidar com situações estressantes.

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, a ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns nos dias atuais, tendo ganhado ainda mais destaque em 2023.

"Essa maior incidência da condição fez com que muitos mitos surgissem, podendo piorar os casos", explica o psiquiatra.

Confira, a seguir, mitos e verdades sobre a ansiedade.

Mitos sobre a ansiedade

Com base no médico psiquiatra, se afastar da ansiedade faz ela desaparecer é mito. “Evitar a ansiedade ajuda, na verdade, a fortalecê-la" afirma o doutor.

"O mais indicado é, com a ajuda de um profissional especializado, enfrentar, não evitar, a condição. Dessa forma, gradualmente, o paciente se aproxima da causa da fobia, reduzindo-a”, explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Outro mito é acreditar que a ansiedade é apenas psicológica. “A ansiedade é multifatorial, ou seja, tem diversas causas, não apenas psicológicas, como também ambientais, biológicas e genéticas”, diz o especialista.

Por fim, outro mito bastante recorrente é afirmar que bebidas alcoólicas ajudam a melhorar a ansiedade. Segundo o médico psiquiatra, usar a bebida alcóolica para tentar se afastar de uma situação de saúde é a raíz para gerar outro problema.

"Um vício, uma válvula de escape não age na raiz do problema, o indicado é sempre realizar o tratamento adequado”, finaliza.

Verdades sobre ansiedade

A primeira verdade argumentada pelo Dr. Flávio H. Nascimento é que a respiração tem ligação direta com a ansiedade.

"Existem diversos exercícios respiratórios que podem ser usados tanto para prevenir, quanto para tratar a ansiedade, eles são fortemente indicados como parte suplementar ao tratamento”, explica.

Outro ponto é que a ansiedade gera problemas de saúde física. “A ansiedade, principalmente quando se torna crônica, afeta bastante a saúde física, não apenas a mental, podendo gerar dores musculares, insônia e problemas gastrointestinais”, destaca Dr. Flávio H. Nascimento.

Além disso, diversos fatores podem gerar ansiedade. “A ansiedade não é gerada apenas por situações como muitos acreditam, pessoas, lugares e até cheiros podem ser desencadeadores de crises de ansiedade a depender dos gatilhos que cada paciente tem”, afirma o especialista. 

Tags

Autor

Webstories