Uma idosa de 88 anos morreu depois de receber uma conta de água de mais de 15 mil euros, cerca de 80 mil reais na cotação atual, por engano.
Na verdade, o valor correto a pagar era de apenas 55 euros, aproximadamente 293 reais. O caso aconteceu na Itália.
A mulher, identificada como Caterina Giovinazzo, passou mal e foi levada para um hospital, onde ficou internada na UTI após descobrir o valor da conta de água, que tinha sido emitido por engano.
A idosa pagava suas contas de água por débito automático, e o banco já havia transferido metade desse valor à empresa fornecedora.
Quando descobriu a situação, a senhora ficou muito mal e precisou ser levada ao hospital Borea, em Sanremo, onde acabou falecendo.
LEITURA POR FOTO LEVOU AO ERRO
O erro foi esclarecido pelo irmão da idosa, que percebeu a diferença entre os valores da fatura e a leitura real do contador.
O banco reembolsou o valor e interrompeu o pagamento da segunda parcela, mas a idosa já havia morrido.
"Começamos imediatamente a realizar as verificações necessárias e entramos em contato com a família da senhora, confirmando que a fatura superior a 15 mil euros estava incorreta, pois foi calculada com base em uma leitura errada da fotografia", explicou o Grupo Iren em um comunicado.
A empresa também lamentou na mesma declaração que "a leitura fotográfica do medidor, obtida pela Ireti por meio da empresa responsável pelas medições, na verdade se referia a um medidor de outra residência".