PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Piso salarial da enfermagem: novo voto em julgamento final do piso acompanha proposta de Barroso

Confira o impacto dos votos no julgamento referente ao piso salarial da enfermagem no STF

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 16/12/2023 às 9:18
Com a medida de Fachin, todas as decisões tomadas na ação penal, desde o recebimento da denúncia até a sentença, foram anuladas - NELSON JR./ASCOM/TSE

Na tarde de sexta-feira (15/12), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), alinhou-se ao voto do relator Luís Roberto Barroso durante o julgamento do piso salarial da enfermagem.

PROPOSTA DO RELATORDO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Sete recursos, com diversas solicitações, foram apresentados contra a última decisão dos ministros. Algumas incluíam a exigência de que o piso salarial da enfermagem fosse pago independentemente da carga horária.

Outros pedidos pediam que o Supremo registrasse a não validação da parte que diz respeito aos profissionais celetistas e à negociação coletiva.

Barroso votou a favor da redução da carga horária usada como referência para o pagamento do piso salarial da enfermagem e defendeu a extensão desse critério a todos os profissionais.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como é feito o pagamento retroativo


QUAL SOLUÇÃO PARA O PISO DA ENFERMAGEM ESTÁ GANHANDO?

O julgamento do piso salarial da enfermagem está ocorrendo em plenário virtual, e tem previsão de encerramento até às 23h59 da próxima segunda-feira (18). O placar atual é de 3 a 2.

Dias Toffoli, seguido posteriormente por Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, propôs uma abordagem mais abrangente, defendendo a implementação do piso para os profissionais de enfermagem celetistas de maneira regionalizada, por meio de negociação coletiva realizada nas diferentes bases territoriais.

Em caso de fracasso na negociação coletiva do piso salarial da enfermagem, o dissídio coletivo seria uma alternativa.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Confira quando Barroso suspendeu o piso salarial enfermagem no STF


Tags

Autor

Webstories