Onda de calor no Brasil: Saiba quando passa a onda de calor, segundo o Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que o calor vai diminuir nos próximos dias
O último final de semana foi de altas temperaturas na maior parte do país, o que faz muita gente perguntar quando passa a onda de calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor vai dar uma trégua pelo menos por enquanto. Entenda melhor no texto!
No domingo (17), grande parte das capitais registraram picos de temperatura acima dos 30°, principalmente na região Centro-Oeste. Cuiabá registrou 39.8°, Goiânia 37.1°, Campo Grande 36.5° e Porto Alegre, na região Sul, atingiu 38.4°.
.
- Como dormir no calor sem ar-condicionado? Veja 7 dicas para deixar o quarto mais fresco
- Picolé caseiro fácil para aliviar calor: veja como fazer em apenas 5 minutos
- Cabelos curtos para aliviar o calor: confira as 4 melhores opções, segundo um hairstylist
- Como se refrescar no calor sendo pobre? Confira 3 dicas baratinhas para aliviar o calor
Na segunda (18), as temperaturas reduziram um pouco, tendência também observada nesta terça-feira (19). Segundo o Inmet, os próximos dias prometem ser de temperaturas mais moderadas e possibilidade de chuva para a faixa centro-norte do país.
Quando passa a onda de calor?
De acordo com os dados do Inmet, a onda de calor no Brasil acabou no último domingo (17) e os próximos dias serão mais amenos. As regiões Nordeste e Norte devem apresentar fortes chuvas, especialmente nos estados do Amazonas, Piauí, Ceará e Maranhão.
Nesses estados é esperada alta precipitação e ventos fortes, o que pode eventualmente ocasionar quedas de energia. As chuvas nesta região são provocadas pela umidade vinda da floresta Amazônica.
Os demais estados do país devem apresentar pancadas isoladas de intensidade fraca a moderada, além da queda nas temperaturas.
“Realmente é uma virada. Até o dia 18 tivemos quase nada de chuva, chuvas abaixo da média. Quando olhamos para a virada do dia 20 ao 26, vemos que uma umidade vinda da Amazônia vai se manter nesta área [Centro-Oeste e Sudeste]”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.