PILATES EM CASA PARA INICIANTES: Saiba como fazer exercícios fáceis de pilates.
Trata-se de um excelente exercício para aqueles que buscam aliviar o estresse proveniente da agitação diária e manter uma rotina saudável. Além disso, você pode fazer esses exercícios no conforto do seu lar.

O método de pilates constitui uma forma de atividade física cujo objetivo principal é fortalecer a musculatura e aprimorar o controle corporal.
Trata-se de um excelente exercício para aqueles que buscam aliviar o estresse proveniente da agitação diária e manter uma rotina saudável. Além disso, você pode fazer esses exercícios no conforto do seu lar.
Com a intenção de auxiliar na incorporação desses novos hábitos, compilamos alguns exercícios que podem ser praticados em sua residência.
No entanto, a supervisão de um profissional é fundamental ao realizar qualquer atividade física que exija, sobretudo, força muscular.
Assim, execute os movimentos com cuidado e busque orientação de um especialista no campo.
PILATES PARA INICIANTES
Roll Over
Comece deitando-se de barriga para cima com as pernas estendidas. Eleve-as gradualmente, contraindo os glúteos.
Em seguida, expire e inspire profundamente antes de elevar a coluna, levando as pernas para trás, mantendo os pés na altura dos ombros e, se possível, tocando-os no chão.
Este exercício promove o fortalecimento e a flexibilidade dos músculos da pelve, coxas e abdômen, além de aprimorar a capacidade motora do corpo como um todo. O segredo reside em manter-se alinhado e equilibrado.
The Spine Stretch
Sente-se com as pernas estendidas no chão ou em outra superfície rígida, mantenha as costas eretas e estenda os braços para frente até que suas mãos toquem os pés.
Permaneça nessa posição por 30 segundos enquanto controla a respiração e repita 5 vezes. Não se preocupe se não conseguir tocar os pés de imediato; a amplitude dos movimentos aumentará com a constância dos exercícios.
Daí a importância da motivação, pois os resultados se manifestarão com a prática.
Fonte: Blog Pilates.
Leg Circles
Para executar este movimento, deite-se em uma superfície plana, inspire profundamente ao elevar uma perna e expire ao levantar a outra.
Em seguida, inicie a movimentação delas em formato circular, mantendo sempre o controle sobre o abdômen e a respiração.
Evite forçar a coluna; mantenha-a em contato com o chão ou a superfície em que estiver deitado para evitar possíveis lesões. O tronco deve permanecer firme e estável para facilitar a execução do movimento.
Swan
Inicie este exercício deitado de barriga para baixo em uma superfície plana. Progressivamente, eleve o tronco, apoiando-se nas mãos, que estarão "empurrando" o solo para exercer pressão sobre os ombros. Progrida lentamente e expire a cada repetição da atividade.
Esse movimento promove a descompressão das vértebras, contribuindo para uma postura melhor e relaxamento corporal. Aplique essa técnica regularmente para uma vida mais tranquila.
The Saw
Sente-se com as pernas estendidas, mantendo-as ligeiramente afastadas. Nessa posição, estique os braços enquanto curva o tronco para alcançar um dos pés.
Leve a mão esquerda em direção à perna direita e a mão direita em direção à perna esquerda. Assim como nos exercícios anteriores, a respiração é fundamental aqui.
O controle assegura uma prática mais saudável dos exercícios físicos e uma melhor performance no relaxamento.
Benefícios do Pilates
Melhora a postura
Os movimentos do pilates promovem uma postura mais adequada, uma vez que trabalham a musculatura e o equilíbrio do corpo.
Por não envolver impactos significativos, é uma escolha popular para quem precisa evitar esforços devido a traumas e lesões.
Aumenta a flexibilidade
Os movimentos afetam toda a estrutura corporal, proporcionando maior flexibilidade e elasticidade nos movimentos.
Como mencionado anteriormente, os resultados não são imediatamente visíveis, pois ocorrem gradualmente com a prática regular das atividades.
Confira também:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”