O carnaval é a festa mais esperada do ano para muitos brasileiros. Com suas cores vibrantes, música contagiante e energia sem igual, a festividade atrai milhões de pessoas de todo o mundo para o Brasil.
AO VIVO RÁDIO JORNAL
Embora possa ser difícil escolher entre tantas cidades celebram festa, para te ajudar a planejar desde já onde vai passar os dias de folia, selecionamos os principais carnavais do Brasil:
Maiores carnavais do Brasil
Rio de Janeiro
O carnaval da cidade maravilhosa se destaca pelas famosas escolas de samba, que desfilam no Sambódromo e mantêm a tradição viva. Além disso, os blocos de rua, como o Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, atraem milhares de foliões todos os anos.
Salvador
O carnaval de Salvador é conhecido por ser uma festa democrática e cheia de energia. Os trios elétricos que foram inventados na Bahia, pelos soteropolitanos Dodô e Osmar Macedo, arrastam multidões pelas ruas da cidade ao som de axé, dando vida aos famosos blocos como o Olodum e o Timbalada.
Recife
Em Pernambuco, a folia acontece de forma única e encantadora. A tradição do frevo toma conta dos desfiles de blocos em Recife, que é um dos maiores eventos do Brasil, com mais de 1,5 milhão de pessoas que se juntam em seis dias seguidos. O inicio da festa é anunciado pelo desfile do Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book.
Olinda
Cerca de 10 km de Recife, a cidade de Olinda abre as comemorações do Carnaval com bloco do Homem da Meia-Noite. Quem garante a trilha sonora da festa são os maracatus e as orquestras de frevo, que abrem o caminho para o desfile dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda pelas ladeiras históricas da cidade.
São Paulo
A maior cidade do Brasil também é famosa por seu carnaval. Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no sambódromo do Anhembi são um espetáculo à parte. Além disso, blocos de rua também animam foliões por toda a cidade.
Belo Horizonte
O Carnaval de Belo Horizonte é considerado um dos principais eventos da cidade, recebendo milhões de foliões do Brasil. Não existe corda, abadá ou camarote, a festa é composta por desfiles de escolas de samba, blocos de rua em diversos bairros da cidade e concursos musicais ao som dos mais diversos ritmos.